O presente trabalho tem como objetivo geral compreender como o narcisismo atua como um
mecanismo de defesa para o indivíduo da geração Z no Instagram. Para isso, tem como
observáveis e da pesquisa, influenciadoras digitais de renome nacional que se encaixam nos
recortes desta pesquisa. Dentre os critérios de seleção para as mesmas, foi levado em consideração
o fato de serem mulheres que se encaixam nos padrões de beleza pré-estabelecidos em nossa
sociedade contemporânea, mas que ainda assim se submeteram a procedimentos cirúrgicos e
estéticos para se adaptarem ainda mais ao que a mídia exige delas enquanto mulheres. Ambas
representantes da geração Z, nascidas no meio digital e que são grandes referências para outras
mulheres de mesma faixa-etária. Dentro do marco teórico discutimos o narcisismo a partir dos
conceitos freudianos e lacanianos, além destes, também usamos o Lasch para contextualizar a
cultura do narcisismo em nossa sociedade contemporânea. Na construção metodológica, propomos
uma construção teórico-metodológica com a Análise de Conteúdo, a partir de Bardin (2013).
Como referenciais, destaca-se autores como: Freud (1914) – Narcisismo; Lacan (1998) -
Narcisismo, corpo e imagem; Lasch (1983) - Cultura do narcisismo; Hall (2014; 2016; 2020) e
Castells (2018; 2020) – identidades, Fausto (2005) - Midiatização