A adoção de tecnologias, cada vez mais frequente, é algo que está modificando o cotidiano
das empresas de comunicação e facilitando a execução de atividades consideradas complexas.
Além disso, são capazes de fomentar o desenvolvimento de soluções criativas e proporcionar
a integração entre as organizações, o que permite uma atuação colaborativa em rede entre
elas. Em paralelo, toda organização precisa atuar com inteligência de negócios e isso implica
em conhecer o universo de dados que permeia o próprio negócio, o modo como eles são
trabalhados e gerenciados e a maneira com que são apresentados. Os dados também estão
presentes na construção da notícia e, em muitos casos, eles são o principal destaque ou a
principal fundamentação de uma notícia ou reportagem. Durante a pandemia de Covid-19,
saber a quantidade de infectados pela doença e de mortes, a quantidade de leitos disponíveis
nos hospitais da cidade, determinava o rumo do comércio, das escolas, da rotina das casas. O
acompanhamento dos dados sobre a evolução da doença teve papel essencial para estabelecer o processo comunicacional com os cidadãos e a tomada de decisões de interesse público. Foi uma cobertura jornalística delicada e desafiadora, especialmente no Brasil. Por essa razão, o
objetivo geral desta pesquisa é analisar como ocorre o processo de construção da notícia a
partir do tratamento de dados feito por jornalistas na rotina diária do consórcio de veículos de
imprensa, formado por seis grandes empresas comunicacionais do Brasil, em junho de 2020,
em meio à pandemia de Covid-19. A partir desse evento, busca-se investigar o tema central
que se propõe: o universo de dados para jornalistas. Por meio de pesquisa bibliográfica e
documental, entrevistas e Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), desenvolveu-se um Estudo
de Caso (YIN, 2001) acerca do consórcio de imprensa. A investigação pretendeu descobrir,
principalmente, como ocorre o processo de construção de notícias decorrente do trabalho com dados feito pelo consórcio de veículos de imprensa, apoiada em um levantamento teórico-conceitual sobre jornalismo de dados, referenciado em Barbosa (2007, 2009, 2013, 2018), Bertocchi (2016), Ribeiro (2018), dentre outros. O consórcio de veículos de imprensa no
Brasil desenvolveu um modelo organizacional de trabalho, funcional, próprio e escalável, que
revela contribuições práticas ao Jornalismo de Dados, ao jornalismo digital e ao exercício da
profissão.