O presente estudo tem como objetivo geral analisar os discursos de consumo de moda produzidos por
Tiktokers que publicam diariamente conteúdos relacionados ao universo da moda dentro da rede social
Tiktok. Para tanto, construímos um corpus a partir de conteúdos publicados no ano de 2021 e 2022 nos perfis
das(os) Tiktokers @jordannamaia, @leleburnier e @maluborgesm. Como recorte temporal foram escolhidos
os meses de setembro, novembro e dezembro do ano de 2021, e janeiro e fevereiro do ano de 2022.
Adotamos como aporte teorico-metodológico a Análise de Discurso Crítica (ADC) a partir de Fairclough
(2001), levando em consideração a produção de sentidos, a utilização da linguagem, bem como as posições
dos sujeitos dentro de uma cena discursiva, sob um olhar crítico. Dentro do marco teórico discute-se a
história da moda e seus instrumentos para criar desejo na sociedade, que impulsionam a moda como
consumo. Apresenta-se o TikTok como suporte midiático que informa, entretém, discute-se também o seu
papel significativo no processo de democratização e disseminação da moda na contemporaneidade. Como
referenciais, destaca-se autores como: Castells (2001), Lipovetsky (2005;2006;2007), Pierre Lévy (2000), Diana Crane (2006), Debord (2003), Sibilia (2008), Canclin (2006), Godart (2010), João Braga (2022),
Baudrillard (1995), Recuero (2006), Karhawi (2020).