O racismo recreativo durante muito tempo no Brasil se configurou como
forma de entretenimento no programa dominical “Os Trapalhões”. Um personagem em
especial se destacava, “Mussum”, o poeta trapalhão que divertia a todos com suas
piadas que giravam em torno de estereótipos e preconceitos sobre as pessoas negras.
Foi um dos maiores humoristas do Brasil em sua época e interpretava uma personagem
racista dentro da lógica do racismo recreativo que existia no programa. Diante disso, o
objetivo geral desse trabalho é investigar os processos de subjetivação forjados pelo
racismo recreativo a partir do personagem Mussum. Para alcançar esse objetivo,entendemos ser necessário alcançar também os seguintes objetivos específicos: (a) Conhecer os elementos sócio-históricos de produção do Racismo, Racismo Estrutural e do racismo recreativo no contexto da sociedade brasileira; (b) Diferenciar estereótipo, personagem e performance do artista Antônio Carlos Bernardes Gomes no programa “Os Trapalhões”; (c) Relacionar os elementos constitutivos do personagem Mussum com os processos de subjetivação atravessados pelo Racismo Recreativo; e por fim (d) Discutir as reverberações do Racismo Recreativo na produção de subjetividades no contemporâneo. A metodologia empregada será a Análise do Discurso Crítica (ADC), que, segundo Fairclough (2001), interpreta o discurso como forma de prática social. Atualmente, a concepção de linguagem como prática social, que orienta os trabalhos em ADC, tem sido predominante em diversas abordagens que utilizam múltiplos objetos para análise. Os resultados esperados é entender como os processos de subjetivação, forjados pelo racismo recreativo, tinham no personagem Mussum uma grande força de repercussão midiática e ajudava a reforçar os estereótipos e preconceitos sobre as pessoas negras. Como considerações finais, neste texto pré-qualificação, espera-se um maior entendimento sobre o racismo recreativo na sociedade brasileira e como esse padrão humorístico influenciou uma geração de pessoas e outros humoristas.