OS DISCURSOS EM CIRCULAÇAÕ DOS JORNAIS IMPRESSOS DE TERESINA NAS ELEIÇÕES DE 2012
Análise de Discursos; Eleições 2012; Jornais; Poder.
Esta pesquisa insere-se na articulação entre política e jornalismo através da disputa eleitoral de 2012 para o cargo de prefeito de Teresina, e pretende discutir os discursos em circulação nos jornais impressos da capital piauiense durante o pleito municipal partindo da análise dos três jornais com circulação diária e em nível estudual naquele período: Diário do Povo, Meio Norte e O Dia. Para isso, é necessário levar em conta a lógica de produção discursiva nas capas dos jornais , o que inclui contextualizaçaõ, heterogeneidades, polifonias e um jogo de seleção, ênfase e exclusão; bem como questões políticas, econômicas e culturais que permeiam a atividade jornalística. A análise de discurso é o suporte teórico e o método utilizado para identificar posições ideológicas comparativamente entre os jornais, considerados como operadores de sentido sócio-simbólico, destacando os posicionamentos semelhantes e contrários na construção da representação social dos grupos de poder em Teresina. O objetivo é verificar, através das marcas do ideológico, de que maneira a candidatura dos sete candidatos a prefeito da capital, são construídas no e pelo discurso do jornal. Com elementos da linguística e das teorias dos campos das ciências humanas e sociais, a Teoria dos Discursos Sociais, onde este estudo é baseado, permite reconstruir os fragmentos linguísticos e sociais, relacionando o enunciado e seu contexto historico, ampliando assim o leque de visão sobre determinados temas.