O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br,
2022) constatou que a presença on-line de crianças e adolescentes cresceu no Brasil nos últimos
anos (2019, 2020, 2022). A pesquisa TIC Kids Online Brasil, realizada pelo centro, constatouse
que, em 2022, 92% da população com idade entre 9 e 17 anos eram usuários de Internet no Brasil.
Pesquisa realizada pelo Mobile Time e Opinion Box em outubro de 2021, sobre o uso de
smartphones por crianças, constatou que na faixa etária de 10 a 12 anos, 75% das crianças têm seu
próprio smartphone. A revista Forbes divulgou o ranking dos dez youtubers dos EUA mais bem
pagos de 2021 e, entre eles, duas crianças: Anastasia Radzinskaya, uma menina de sete anos de
idade, conhecida como Nastya, e Ryan Kaji, um garoto de dez anos de idade, que, por três anos
consecutivos (2018, 2019, 2020), ganhou mais do que qualquer outro youtuber. A investigaçãorealizada na plataforma Social Blade, nos meses de abril e maio de 2022, apontou que os maiores perfis e canais de crianças, com idade de até doze anos, nas redes sociais digitais são protagonizados por crianças brancas. Ressalte-se que as crianças negras, embora não estejam presentes nestes rankings, ocupam esses espaços, produzem e compartilham suas narrativas com outras crianças e até mesmo com adultos, abordando diferentes temáticas, a exemplo da beleza negra, cabelo crespo/cacheado e racismo. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo geral compreender, por meio dos perfis de Tatielly Cachos e Duda Acaiaba no Instagram, o protagonismo de crianças negras nas redes sociais digitais; e, como objetivos específicos: 1) descrever as estratégias comunicacionais e publicitárias constantes nos perfis das duas crianças; e 2) caracterizar os conteúdos e narrativas acerca da negritude construídas por Tatielly e Duda. A pesquisa analisou dois perfis: 1) Tatielly Lima (Tatielly cachos), criado no Instagram em 2017, da cidade de Parnaíba-Piauí, que viralizou quando postou, aos seis anos de idade, dois vídeos na internet sobre cabelos cacheados; e 2) Duda Acaiaba, perfil criado no Instagram em 2016, da cidade de São Paulo- SP, apontada pela Revista Raça em outubro de 2021 como uma das crianças pretas que mais faz sucesso em diferentes segmentos. Desenvolvemos como fundamento da pesquisa qualitativa e descritiva, por meio da observação, um estudo de caso com análise dos conteúdos de dezoito vídeos publicados nos perfis de Tatielly e Duda. Os vídeos, selecionados desde a criação de cada perfil até dezembro de 2022 e analisados entre os meses de maio e dezembro de 2023, foram organizados conforme a Categorização Temática da Análise de Conteúdo (AD) (Bardin, 2016) nas categorias: Beleza e Empoderamento; Resistência e Racismo; Comunicação e Publicidade. Como referenciais, destacamos: Castells (2003, 2005), França (2001), Moraes (2010, 2013), Buckingham (2006), Tomaz (2017), Munanga (2003), Moura (1994), Kilomba (2010), Chimamanda (2017), Gomes (2006, 2008), Hasenbalg (1982) e Bauman (2008). Os resultados apontam que Tatielly e Duda utilizam seus perfis para falar de si, enaltecer e construir narrativas positivas sobre beleza negra, ao mesmo tempo que resistem ao racismo e à discriminação. Questionam os discursos hegemônicos, construindo narrativas contra hegemônicas fortalecendo a visibilidade positiva do povo negro. Ao tempo que, por meio da publicidade, suas imagens são apropriadas pelo mercado e a indústria do consumo construindo formas de ser e estar de crianças negras.