Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: IAQUELLY DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IAQUELLY DE SOUSA
DATA: 26/08/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Sala Virtual (via Google Meet)
TÍTULO: COMO O JOVEM VIROU NOTÍCIA?: uma análise das representações sociais na mídia regional Picoense.
PALAVRAS-CHAVES: Representações sociais; Juventude; Mídia regional; Portais de notícia; Vale do Rio Guaribas.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

A análise das representações sociais veiculadas pelos meios de comunicação
constitui uma abordagem estratégica para os estudos de mídia, sobretudo quando se
trata de compreender como determinadas categorias sociais são retratadas nos contextos
regionais. A mídia, mesmo não tendo como função primária a formação identitária,
exerce influência significativa sobre os processos de socialização e sobre a forma como
os sujeitos percebem a si mesmos e aos outros. No caso da mídia regional, esse papel
ganha contornos ainda mais relevantes por atuar diretamente sobre os territórios e
comunidades a que se destina. Nesse cenário, esta pesquisa propõe analisar como os
jovens têm sido representados pelos portais de notícia RiachãoNet (RN) e Cidades na
Net (CnN), sediados no município de Picos-PI, no ano de 2024, com foco nos municípios que integram o território do Vale do Rio Guaribas. A pesquisa fundamenta- se teoricamente em autores como Moscovici (1978; 2003), Hall (1997), Jodelet (2001), Bourdieu (1998), Urresti e Margulis (2008) e Peruzzo (2005), que abordam temas como representações sociais, juventude e mídia regional. Metodologicamente, adota-se uma abordagem quanti-qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, utilizando revisão bibliográfica e documental como base teórica. O estudo concentra-se nos portais RN e CnN, com análise de matérias publicadas em 2024. O corpus é examinado por meio da análise de conteúdo, conforme Bardin (2016) e Herscovitz (2007), a fim de identificar e categorizar as representações atribuídas aos jovens. Os objetivos específicos são: (1) mapear as matérias que abordam a juventude com base nas palavras-chave “jovem” e “adolescente”; (2) identificar as representações construídas nos conteúdos jornalísticos; e (3) classificar as matérias conforme suas editorias, compreendendo as temáticas mais recorrentes. Ao refletir criticamente sobre a construção midiática da juventude, a pesquisa pretende contribuir para os estudos de comunicação ao evidenciar como as narrativas regionais podem influenciar o reconhecimento e a visibilidade das juventudes interioranas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1587234 - LIVIA FERNANDA NERY DA SILVA
Externo à Instituição - 534.***.***-72 - MARIA ERICA DE OLIVEIRA LIMA - UFC
Interno - 1457025 - SAMANTHA VIANA CASTELO BRANCO ROCHA CARVALHO
Notícia cadastrada em: 13/08/2025 18:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 15/09/2025 04:56