Este estudo tem como objetivo principal analisar os sentidos histórico-identitários
acionados pelas rádios universitárias na América do Sul, considerando seu papel como espaços de produção cultural e experimentação comunicacional. A pesquisa parte da compreensão de que tais emissoras, além de cumprirem funções educativas e jornalísticas, constituem-se como instrumentos de preservação e ressignificação de identidades em contextos de transformações tecnológicas e sociais. Para alcançar esse propósito, será realizada uma investigação qualitativa que articula revisão bibliográfica, análise documental de legislações e normativas relacionadas à radiodifusão universitária e estudo comparativo das práticas adotadas em países da América do Sul: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Colômbia. A metodologia busca mapear as programações e os gêneros radiofônicos, identificando elementos que expressem narrativas históricas e identitárias, bem como os modos pelos quais as rádios universitárias constroem vínculos comunitários e acadêmicos no cenário sul-americano. O estudo justifica-se pela relevância de compreender a radiodifusão universitária não apenas como prática comunicacional, mas como fenômeno histórico e cultural, capaz de revelar memórias, valores e processos na formação cidadã e na valorização da diversidade cultural, evidenciando sua importância dentro do ecossistema midiático e do campo historiográfico contemporâneo.