OS DISCURSOS EM CIRCULAÇÃO NOS JORNAIS IMPRESSOS DE TERESINA NAS ELEIÇÕES DE 2012
Análise de Discursos. Eleições 2012. Jornais. Poder.
Esta pesquisa insere-se na articulação entre discursos, jornalismo e política na disputa eleitoral de 2012 para o cargo de prefeito de Teresina. Pretende-se verificar como os discursos em circulação nas capas dos jornais impressos da capital piauiense Diário do Povo, Meio Norte e O Dia durante o pleito municipal construíram os candidatos em três momentos: pré-campanha, campanha e segundo turno. Para isso, é necessário levar em conta a lógica de produção discursiva nas capas dos jornais, o que inclui contextualização, heterogeneidades, polifonias e um jogo de seleção, ênfase e exclusão no processo jornalístico. A análise de discursos é o suporte teórico e o método utilizado para identificar ainda, comparativamente, posições ideológicas e relações de poder nos jornais, considerados, assim, como operadores de sentido sócio-simbólico, destacando os posicionamentos semelhantes e contrários na construção de representações sociais de grupos políticos em Teresina. O objetivo é analisar de que maneira a candidatura dos sete candidatos a prefeito de Teresina, são construídas nos e pelos discursos dos jornais. Com elementos da linguística e das teorias dos campos das ciências humanas e sociais, a Teoria dos Discursos Sociais, onde este estudo é baseado, permite reconstruir os fragmentos linguísticos e sociais, relacionando o enunciado e seu contexto histórico, ampliando assim o leque de visão sobre determinados temas.