Esta pesquisa busca analisar os filmes de horror [REC] е Host, ambos do subgênero Found Footage de horror, para entender suas técnicas narrativas e estéticas, bem como suas possíveis contribuições para a produção de posteriores subjetividades audiovisuais entendendo suas técnicas e as relações apresentadas com o espectador. O estudo justifica-se pela necessidade de compreender a criatividade e as convergências midiáticas envolvidas no Found Footage, com o intenção de estimular novas iniciativas na formas de produção audiovisual em busca de possibilidades mais acessíveis e inovadorasexplorando maior liberdade e autenticidade. A metodologia adotada envolve um estudo de caso comparado para desenvolver uma análise que observe as técnicas, estéticas e narrativas das obras, explorando como essas produções podem influenciar e extrapolar as convenções de gênero e dessa forma serem replicadas em outras criações audiovisuais. O percurso teórico abrange discussões sobre a história do cinema, o surgimento do gênero de horror, uma compreensão de seus marcos e seu desenvolvimento estético-narrativo até alcançar o subgênero conhecido como Found Footage, o impacto das novas tecnologias na criação audiovisual dessas obras que proporcionaram o surgimento de peculiares narrações cinematográficas e transformaram a relação com os espectadores. Os referenciais teóricos incluem Carreiro (2021), Bragança (2018), Cousins (2013), Weismann (2023), Lipovetsky (2009) e Jenkins (2009), entre outros. O objetivo final é propor novos modelos de criação audiovisual baseados na convergência tecnológica e técnicas narrativas oferecidas pelo Found Footage, e assim fortalecer o cenário cultural e profissional de novos realizadores.