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Banca de DEFESA: FRANCISCA STEFANNE O'RANA ALVES SOBRINHO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA STEFANNE O'RANA ALVES SOBRINHO
DATA: 26/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual (via Google Meet)
TÍTULO: O INSTAGRAM COMO PROTAGONISTA DE UM CENÁRIO JORNALÍSTICO CONVERGENTE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS PERFIS DA TV CLUBE E TV MEIO NORTE COMO NOVOS MERCADOS
PALAVRAS-CHAVES: Convergência; Redes Sociais Digitais; Instagram; Economia Política da Comunicação; Modelo de Negócio
PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

As últimas décadas testemunharam o aumento do interesse dos pesquisadores do campo da comunicação pelo estudo das transformações do jornalismo frente ao contexto onipresente das mídias sociais digitais. Hoje, os jornais impressos, emissoras de rádio e TV, além de contarem com sites e portais, agora passam a contar também com perfis em redes sociais digitais, o que evidencia a essencialidade da busca pelo estreitamento dos laços com o público por parte das mídias tradicionais nessa “nova” realidade. É consenso entre os pesquisadores que poucas áreas tiveram seus modelos de negócio tão afetados pela inserção das tecnologias digitais como o jornalismo, principalmente porque um dos maiores desafios vem sendo manter os índices de audiência. Dentro desse cenário, o fenômeno da “plataformização da internet” é crucial para se entender a reestruturação dos modelos de negócios do jornalismo. Frente ao cenário construído, o objetivo geral desta dissertação consiste em analisar comparativamente como as TVs Clube e Meio Norte estão utilizando a rede social Instagram para se adaptarem ao contexto jornalístico de convergência de conteúdos e formatação de novas oportunidades de mercado. Para tanto, utilizou-se os estudos de Jenkins (2022), Silva (2019), Silva; Alves (2016), Recuero (2009) e outros para abordar os aspectos da convergência midiática, redes sociais digitais e telejornalismo expandido. Os aportes da Economia Política da Comunicação (EPC) chegam para embasar as percepções acerca da reestruturação dos modelos de negócios do jornalismo frente à essas plataformas - Brittos (1999); Bolaño e Santos (2020); Mosco (1998); Silva (2020) e outros. A presente pesquisa utilizou a técnica de Análise Descritiva Crítica Analítica, finalizando com um estudo comparativo dos dois observáveis (@redeclube e @redemeionorte no Instagram). Os dados foram coletados a partir de prints e gravações de tela das postagens realizadas pelos perfis nos dias elencados para coleta. Com isso, percebeu-se que ambos os perfis não praticam convergência de conteúdo nesses espaços e que ainda estão em busca de um modelo de negócio que permita a sustentabilidade das empresas jornalísticas no Instagram. Assim, a presente pesquisa contribui para a ampliação da ótica dos pesquisadores no que tange aos possíveis caminhos a serem vislumbrados pelas empresas jornalísticas nesse ambiente de disrupção e, também, na identificação dos movimentos que elas vêm fazendo dentro desses ambientes, o que favorece a percepção de que cada empresa, individualmente, vem trilhando a sua própria busca pelo modelo de negócio que mais se adequa às suas características específicas, como posicionamento de marca, valores, disponibilidade de recursos e tecnologias, público-alvo e outros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167672 - JACQUELINE LIMA DOURADO
Externo à Instituição - MANOEL DOURADO BASTOS - UEL
Interno - 1167703 - PAULO FERNANDO DE CARVALHO LOPES

Cadastrada em: 25/07/2024
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SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 26/07/2024 20:34