Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: NARIANI DE SOUSA LOPES RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NARIANI DE SOUSA LOPES RODRIGUES
DATA: 21/08/2025
HORA: 16:00
LOCAL: Virtual (via Google Meet)
TÍTULO: MEDIAÇÃO JORNALÍSTICA NA COBERTURA VACINAL NO INSTAGRAM: UMA ANÁLISE NETNOGRÁFICA DO PERFIL @TVCIDADEVERDE EM TEMPOS PANDÊMICOS.
PALAVRAS-CHAVES: Mediação jornalística; Redes sociais; Economia política; Economia política da comunicação; Prática jornalística.
PÁGINAS: 79
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

Em um contexto de uso cotidiano das redes sociais, não somente para entretenimento,
mas para o consumo de notícias, faz-se necessária a discussão sobre a prática
jornalística voltada para as mediações que a rede social Instagram disponibiliza aos
usuários, jornalistas ou não. A problemática principal que norteia este projeto é a busca
por entender como são mediadas as informações sobre a temática da vacinação em tempos pandêmicos, em especial quanto às formas, formatos e interações que configuram essas mediações. Foi pensando nesse problema e vendo a possibilidade de interações que foi criado o perfil @eujornalistapiaui, voltado exclusivamente para interagir com as publicações do objeto de estudo no recorte proposto, algo viável aos estudos devido a metodologia empregada e diferencial dentro das pesquisas que estudam redes na atuação do jornalismo. O observável de estudo escolhido foi o perfil jornalístico noticioso piauiense @tvcidadeverde, que aborda a temática da vacinação contra a COVID-19. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de mediação jornalística direcionado para a rede social Instagram através das publicações no perfil do portal noticioso @tvcidadeverde na abordagem da cobertura vacinal em tempos pandêmicos, sendo os objetivos específicos: Analisar as publicações por meio das caracterizações de conteúdo que comunicam sobre a temática da cobertura vacinal da COVID-19 e da gripe no território piauiense; discutir a produção de conteúdos noticiosos em suas possibilidades de formatos, em usos e funções de estruturação multimidiática, que o Instagram disponibiliza aos usuários, jornalistas ou não; experimentar as possibilidades do debate acerca da temática da vacinação em tempos pandêmicos por meio das interações entre os atores e suas sociabilidades, que inclui a pesquisadora, através de ferramentas interativas disponibilizadas na rede social Instagram. Teoricamente, o trabalho segue ancorado principalmente por Martín-Barbero (1997), Bruno Latour (2012), Vicent Mosco (1999), Jacqueline Dourado (2011; 2012; 2016; 2018; 2024), Inesita Araújo e Janine Cardoso (2007), Gislane Santana (2023), Juan Luis Cebrián (1999; 2009), Manuel Castells (1999), Raquel Recuero (2009) e Juliana Teixeira (2015). Metodologicamente, é feita uma abordagem qualitativa ao utilizar a netnografia proposta por Robert Kozinets (2014) por inserir o pesquisador dentro das interações nas redes em uma imersão no observável de estudo, que só foi possível mediante a utilização do aplicativo “Trello” para sistematizar todas as observações registradas. A análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (1988) será utilizada como complemento à netnografia, permitindo uma análise das formas e formatos mais sistematizados dos dados coletados. A partir das sistematizações, serão feitas considerações pertinentes para se chegar à dissertação de mestrado, resultado da confluência do problema de pesquisa e dos objetivos propostos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1354316 - ANA REGINA BARROS REGO LEAL
Presidente - 1167672 - JACQUELINE LIMA DOURADO
Interno - 1167703 - PAULO FERNANDO DE CARVALHO LOPES
Notícia cadastrada em: 05/08/2025 15:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 31/08/2025 07:49