• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
News

Banca de DEFESA: MOISÉS DAS VIRGENS SANTANA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MOISÉS DAS VIRGENS SANTANA
DATA: 17/10/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Banca remota
TÍTULO: Processamento de Materiais com Propriedades de Barreiras e Aplicações na Engenharia de Tecidos
PALAVRAS-CHAVES: Eletrofiação; Bioimpressão 3D; GelMA; Grafeno; Engenharia de tecidos; Filtros de máscaras.
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Materiais Conjugados Não-Metálicos
RESUMO:

Este estudo investigou o desenvolvimento de materiais multifuncionais utilizando técnicas avançadas de fabricação, com aplicações voltadas tanto para dispositivos de proteção pessoal quanto para a engenharia de tecidos. A primeira abordagem utilizou a técnica de eletrofiação para produzir nanofibras de poliamida destinadas à fabricação de filtros de alta eficiência para máscaras respiratórias. A eletrofiação permitiu o controle preciso do diâmetro das fibras, resultando em uma estrutura porosa adequada para a captura de partículas finas, mantendo simultaneamente uma alta taxa de permeabilidade ao ar, essencial para a respirabilidade e conforto do usuário. Os filtros eletrofiados demonstraram desempenho superior em termos de eficiência de filtração, resistência mecânica e estabilidade térmica, sendo promissores para utilização em ambientes críticos que exigem proteção eficaz contra agentes patogênicos e poluentes. A segunda técnica investigada foi a bioimpressão 3D de hidrogéis de GelMA (gelatina metacrilada) com adição de grafeno, realizada em condições de baixa temperatura para preservar as propriedades físico-químicas dos materiais durante a fabricação dos scaffolds. A combinação de GelMA e grafeno resultou em scaffolds tridimensionais com características mecânicas aprimoradas, como maior resistência à compressão e elasticidade, além de aumentar a condutividade elétrica, o que torna esses materiais adequados para a regeneração de tecidos que requerem sinalização elétrica, como o tecido cardíaco e o neural. Ensaios in vitro confirmaram a biocompatibilidade dos scaffolds, demonstrando que o material suporta a adesão, proliferação celular e angiogênese. Os resultados deste estudo indicam que tanto a eletrofiação quanto a bioimpressão 3D de GelMA/grafeno são técnicas complementares, que podem ser combinadas para o desenvolvimento de materiais híbridos. Esses materiais multifuncionais apresentam um grande potencial para aplicações na fabricação de dispositivos médicos avançados, proteção pessoal e engenharia de tecidos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1397472 - ANDERSON DE OLIVEIRA LOBO
Interno - 1570906 - BARTOLOMEU CRUZ VIANA NETO
Interno - 704.608.714-80 - RAMON RAUDEL PEÑA GARCIA - UFRPE
Externo à Instituição - 343.151.953-91 - FRANCILIO DE CARVALHO OLIVEIRA - UNINOVAFAPI
Externo à Instituição - 014.311.326-75 - PEDRO PIRES GOULART GUIMARAES - UFMG
Notícia cadastrada em: 16/10/2024 20:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 31/10/2024 22:28