1ª etapa: contato inicial – pré-teste, entrega e leitura da cartilha; 2ª etapa: Aplicação do pós-teste imediato; 3ª etapa: leitura da cartilha educativa durante um mês; e 4ª etapa: Pós-teste após 30 dias. A análise do efeito da intervenção educativa no conhecimento dos adolescentes sobre o tema foi verificada com o teste de Friedman, considerando 5% de nível de significância. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí no parecer 6.626.756. Resultados: A média percentual de acertos do questionário de conhecimento sobre a prevenção da SM foi menor no momento pré-intervenção, com média de 12,88 (DP=2,47). Após a intervenção imediata, houve aumento na média de acertos (14,47), indicando melhoria significativa no conhecimento (p<0,001). Na avaliação realizada 30 dias após a intervenção, houve redução na média de acertos (13,95; DP=2,09) em comparação à pós-intervenção imediata, contudo, a média permaneceu superior à identificada no pré-intervenção. Os pré-adolescentes das escolas municipais apresentaram média de acertos moderadamente significativa na pós-intervenção imediata em comparação aos adolescentes das escolas estaduais (p=0,047). Entre as demais características de perfil social, não houve diferenças estatisticamente significativas no conhecimento apresentado entre as pós-intervenções Conclusão: constatou-se que a interveção educativa a partir da leitura da cartilha educativa possibilitou evolução significativa no conhecimento após a intervenção imediata, com leve redução na média de acertos na avaliação após 30 dias, indicando moderada retenção de conhecimento.