Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LARYSSA LYSSIA MATILDES RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARYSSA LYSSIA MATILDES RODRIGUES
DATA: 28/02/2025
HORA: 08:00
LOCAL: On-line
TÍTULO: EFICÁCIA DE UMA CARTILHA EDUCATIVA NO AUMENTO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DA SÍNDROME METABÓLICA EM ESCOLARES
PALAVRAS-CHAVES: Síndrome Metabólica; Adolescente; Educação em saúde; Tecnologia educacional.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO:
Introdução: A Síndrome Metabólica (SM) é desencadeada pela agregação de marcadores de risco cardiovascular que envolve etiologiamultifatorial. Recentemente, os estudos têm demonstrado sua frequente presença entre crianças e adolescentes. Dessa forma, as ações educativas para orientação dos adolescentes devem ser intensificadas e aprimoradas, para evitar o desenvolvimento de seus fatores de risco. O uso de cartilhas educativas é uma estratégia de educação em saúde relevante para promover conhecimento sobre SM. Objetivo: Avaliar a eficácia de uma cartilha educativa no conhecimento sobre prevenção da SM em escolares. Método: Estudo quase experimental, realizado no ano de 2024 com 76 adolescentes de escolas públicas da rede municipal e estadual de Picos-PI. A intervenção foi dividida em quatro etapas:

1ª etapa: contato inicial – pré-teste, entrega e leitura da cartilha; 2ª etapa: Aplicação do pós-teste imediato; 3ª etapa: leitura da cartilha educativa durante um mês; e 4ª etapa: Pós-teste após 30 dias. A análise do efeito da intervenção educativa no conhecimento dos adolescentes sobre o tema foi verificada com o teste de Friedman, considerando 5% de nível de significância. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí no parecer 6.626.756. Resultados: A média percentual de acertos do questionário de conhecimento sobre a prevenção da SM foi menor no momento pré-intervenção, com média de 12,88 (DP=2,47). Após a intervenção imediata, houve aumento na média de acertos (14,47), indicando melhoria significativa no conhecimento (p<0,001). Na avaliação realizada 30 dias após a intervenção, houve redução na média de acertos (13,95; DP=2,09) em comparação à pós-intervenção imediata, contudo, a média permaneceu superior à identificada no pré-intervenção. Os pré-adolescentes das escolas municipais apresentaram média de acertos moderadamente significativa na pós-intervenção imediata em comparação aos adolescentes  das escolas estaduais (p=0,047). Entre as demais características de perfil social, não houve diferenças estatisticamente significativas no conhecimento apresentado entre as pós-intervenções Conclusão: constatou-se que a interveção educativa a partir da leitura da cartilha educativa possibilitou evolução significativa no conhecimento após a intervenção imediata, com leve redução na média de acertos na avaliação após 30 dias, indicando moderada retenção de conhecimento. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1552848 - ANA ROBERTA VILAROUCA DA SILVA
Interno - 2730060 - LUISA HELENA DE OLIVEIRA LIMA
Externo ao Programa - 1082694 - RUMAO BATISTA NUNES DE CARVALHO
Externo à Instituição - 010.***.***-46 - JÊNIFA CAVALCANTE DOS SANTOS SANTIAGO - UFC
Notícia cadastrada em: 31/01/2025 12:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 14/03/2025 06:43