Mestrado em Comunicação da UFPI promove a palestra “Os desafios da pesquisa crítica em comunicação na segunda década do século XXI” com a Prof. Dr. Alberto Efendy Maldonado de la Torre (UNISINOS)

A Universidade Federal do Piauí, por meio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) DA UFPI, convida toda a comunidade para a palestra “Os desafios da pesquisa crítica em comunicação na segunda década do século XXI” proferida pelo Prof. Dr. Alberto Efendy Maldonado de La Torre (UNISINOS) do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

O evento acontecerá na próxima quinta-feira, 15 de março de 2018, às 18h30min, no Auditório Profa. Salomé Cabral, no Centro de Ciências da Educação (CCE) do Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina. A palestra promovida e organizada pelo PPGCOM é gratuita e aberta ao público.

Confira o currículo da palestrante:

Cientista na área de Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação. Professor Titular (Catedrático) do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCC-UNISINOS: doutorado e mestrado, 1999-2017. Nota CAPES 6). Investigador/Consultor/Coordenador de Projetos (CAPES-CNPq-MECD-FAPESP-CIESPAL-SENESCYT-FAPERGS). Investigador Prometeo, Nível 1-SENESCYT-CIESPAL (2014-2015). Catedrático-Titular: Cátedra Armand Mattelart-CIESPAL (2016). Membro do Colégio de Brasilianistas - INTERCOM (2015). Pós-Doutorado em Comunicação, Universidade Autônoma de Barcelona (2004-2005). Doutor em Ciências da Comunicação (USP) 1999. Prêmio Honra ao Mérito em Investigação da Cátedra UNESCO-UMESP-SP - 2006 (pelo conjunto da obra sobre América Latina). Prêmio CAPES-Tesis-Orientador- Ciências Sociais Aplicadas-2011.

Investigador de problemáticas epistemológicas, teóricas e metodológicas focadas na produção de conhecimento estratégico para a transformação da América Latina. Autor e organizador de obras de referência sobre investigação teórica e epistemológica em comunicação, e em suas vertentes constitutivas. Fundamentador da vertente transmetodológica em ciências da comunicação.

Coordenador e diretor de projetos de pesquisa empírica sobre a produção midiática em América Latina, Brasil, Espanha e Equador. Autor e organizador de livros, artigos e ensaios que problematizam as transformações sociocomunicativas e culturais geradas pela invenção da dimensão digital. Coordenador do Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM (CNPq 2002-2017). Coordenador Geral da Rede Temática (AMLAT- CNPq) - Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina - 2009-2017 (UNISINOS/Universidad Nacional de Córdoba [Argentina]/Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez [Venezuela]/Universidad Central del Ecuador/ UFPB-UFRN-UFSC - IELUSC) (Edital MCT/CNPq Nº 11/2008).

Investigador credenciado na Secretaria de Ciência e Tecnologia do governo da Catalunha, da CAPES e do CNPq [Brasil]; investigador convidado do Observatório y Grupo de Investigación (Migracom-UAB) 2004-2017. Consultor da Fundação Humboldt, da Fundação Ford, da Universidade de Coimbra, da Universidad Complutense de Madrid e do Centro Internacional de Estudios Superiores en Comunicación para América Latina, CIESPAL. Membro fundador da Linha de Pesquisa Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação (PPGCC-UNISINOS) e do GT Epistemologia da COMPÓS. Coordenador do GT Teoria da Comunicação INTERCOM, 1998-1999.

Consultor científico permanente das revistas: Mediaciones Sociales (Universidad Complutense de Madrid); Comunicação, Mídia e Consumo (ESPM-SP); Ciberlegenda (UFF- RJ); Chasqui (CIESPAL); Comunicação e Educação (ECA-USP); Comunicare (Mestrado Cásper Líbero/SP); Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, Editor Adjunto (ALAIC-SP); Editor Geral da e membro do comitê científico da Revista Fronteiras/Estudos Midiáticos (UP&PG/Unisinos (2000-2008); Rastros (SC); Rizoma (UNISC- RS). Membro das sociedades científicas SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), ALAIC - Associação Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, INTERCOM, IAMCR.

Professor convidado: Universidade Autônoma de Barcelona (UAB); CIESPAL; Universidad Nacional de Córdoba (UNC - Argentina); Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez (UNESR - Venezuela); Universidade Andina Simón Bolívar (UASB); Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá; UFRN; UFPI; Universidade Politécnica Salesiana (Equador); UFPB; UTPL; (UNITINS); Universidade Central do Equador (UCE). Ministra cursos, seminários, disciplinas, e oficinas experimentais sobre epistemologia, metodologias transformadoras e transmetodologia.

Notícia cadastrada em: 15/03/2018 08:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 15:02