Banca de DEFESA: JULIMAR PEREIRA DA SILVA

DATA: 03/05/2018
LOCAL: Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI) - Sala 459
TÍTULO: Regionalização televisiva: análise da proposta da Rede Meio Norte
PALAVRAS-CHAVES: Regionalização. Grade Transversal. Regionalização Televisiva. TV Regional. Rede Meio Norte
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

Modernamente o processo de globalização que se faz notar nas relações políticas, sociais, econômicas e culturais, intensifica-se com as Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC’s), criando novos espaços e fluxos informativos capazes de permitir a inter-relação entre as pessoas. Porém, tais conquistas no campo da comunicação também proporcionam o redimensionamento das noções de tempo e espaço, ao tempo em que o intercâmbio de conteúdos simbólicos com dimensões global/nacional/regional/local se entrecruzam, gerando a necessidade nos indivíduos de buscarem referências quase sempre presentes nos contextos locais e regionais. Essa aproximação proporciona o surgimento de processos comunicacionais televisivos regionais. Nesse cenário, a presente dissertação objetiva analisar a proposta de regionalização da Rede Meio Norte de televisão (Teresina-PI), evidenciando como a emissora está desenvolvendo sua regionalização televisiva, bem como de que maneira a programação contribui com a construção da sociedade piauiense numa perspectiva cidadã. No entanto, para se chegar a tal intento, recorreu-se objetivos operacionais: (I) Identificar o que a Rede Meio Norte propõe como regionalização da programação televisiva; (II) Discutir as estratégias adotadas pela emissora de televisão para o desenvolvimento de uma programação regional; (II) Elencar os gêneros dos programas exibidos e os perfis de cada programa; (IV) Investigar como o conteúdo regional é abordado nos programas veiculados na grade transversal considerando aqueles que são referência dentro de cada gênero da programação da emissora; (V) Refletir sobre como a regionalização televisiva levada avante pela Rede Meio Norte contribui com a sociedade piauiense numa perspectiva cidadã. Por sua vez, para atingir os objetivos operacionais, realizou-se uma pesquisa de natureza quantiqualitativa, de cunho exploratório e descritivo, tomando como base uma pesquisa bibliográfica que teve o suporte da pesquisa de campo por meio de observação direta e a realização de entrevistas semiestruturadas para a coleta de informações. A análise dos programas da grade transversal da Rede Meio Norte, se utilizou, ainda, da Análise de Conteúdo, a partir de pressupostos descritos por Laurence Bardin (1977). Nos 21 programas referenciais ofertados pela programação da emissora, são abordadas diferentes temáticas, que vão do universo infantil ao adulto, elencando assuntos das esferas: política, cultural, social, econômica, dentre outros temas, que versam sobre a realidade local teresinense, piauiense, brasileira e mundial. No que concerne às inferências centrais, percebe-se que embora a emissora no nível discursivo proclame a promoção da regionalização televisiva e, empiricamente tente colocar em prática esse projeto, de fato ainda não consegue efetivar tal proposta no conteúdo dos programas, haja vista que as atrações, na sua grande maioria, difundem assuntos produzidos a partir do cenário teresinense e, pouco tratando do Piauí, ou ainda, do Norte e Nordeste, como pretende sua expansão. Por outro lado, os alinhamentos político e mercadológico, se apresentam como a base de sustentação dos investimentos necessários à condução do projeto de regionalização da emissora, com forte interferência nos temas comunicados.

Externo à Instituição - ADRIANA NADJA LELIS COUTINHO - IFPI
Interno - 2573386 - CRISTIANE PORTELA DE CARVALHO
Presidente - 1457025 - SAMANTHA VIANA CASTELO BRANCO ROCHA CARVALHO
Notícia cadastrada em: 16/04/2018 10:09