Teresina recebe exposição "Coronelismo Eletrônico", da UFRJ

Evento discute uso clientelista das outorgas de rádio e TV

O Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade (Comum), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí, traz para Teresina a Exposição "Coronelismo Eletrônico", da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O evento será aberto no dia 26 de setembro, às 18 horas, com uma palestra das professoras Suzy dos Santos e Janaine Aires (UFRJ), no Cineteatro da UFPI.

Suzy dos Santos é professora doutora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora da Projeto “Clientelismo e Patrimonialismo das Políticas de Comunicação Brasileiras: dinâmicas assimétricas de poder e negociação”, financiado pela Fundação Ford e pelo CNPq. Autora de vários livros, publicou recentemente "A convergência divergente: a televisão aberta brasileira na contramão global". Janaine Aires é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ e pesquisa "A construção dos 'defensores do povo' como reflexo das relações da mídia com a política local brasileira".

A coordenadora do Grupo Comum e organizadora da exposição no Piauí, professora Jacqueline Lima Dourado, destaca que a iniciativa tem como objetivo discutir o uso clientelista e patrimonialista das outorgas de rádio e televisão. O evento é gratuito e deve reunir professores e alunos da graduação e pós-graduação, além de pessoas interessadas no assunto, como jornalistas e cientistas políticos.

“O uso das outorgas como moeda de troca acompanha o desenvolvimento da comunicação social e gera impactos no exercício político brasileiro, estabelecendo dinâmicas assimétricas de poder, seja entre os seus atores e adversários políticos, seja no acesso à informação e na incorporação de novas tecnologias”, afirma Suzy.

A exposição ficará no Hall da Biblioteca Central da Universidade Federal até o dia 07 de outubro e depois seguirá para outros campi. Além dessa atividade, as professoras Suzy dos Santos e Janaine Aires irão ministrar um minicurso com o mesmo tema, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, nas dependências do curso de Comunicação Social da UFPI, das 9 às 12 horas.

O minicurso é gratuito e as inscrições estão sendo feitas, até o preenchimento das vagas, através do email grupocomumufpi@gmail.com. Os participantes receberão certificado de 16 horas. Mais informações sobre o tema podem ser conferidas no site www.coronelismoeletronico.com.br.
Notícia cadastrada em: 26/09/2016 16:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 16/04/2024 03:58