A egressa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí, Gislane da Conceição Lima Camelo de Moraes, lançará o livro “Televisão e Regionalização: Tendências e Perspectivas”, resultado da dissertação de mestrado realizada sob a orientação da Profa. Dra. Samantha Castelo Branco, em março de 2016. O lançamento será no dia 09 de maio, das 18h às 21h, na Livraria Anchieta.
A obra analisa o processo de regionalização midiática, a partir da experiência da TV Cidade Verde, afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), com sede em Teresina-PI, por meio dos programas especiais veiculados pela emissora com o intuito de maior aproximação com o público, configurando-se como estratégia mercadológica. Paralelo a isso, aborda conceitos relacionados ao referido fenômeno e busca compreender como os programas inserem-se nesse processo idealizado pelo Grupo Cidade Verde.
Segundo a autora, a ideia da pesquisa surgiu, inicialmente, pelo interesse e aproximação que possui com as temáticas Televisão e Regionalização. Além disso, por entender que o papel assumido por um dispositivo de comunicação regional interfere diretamente na vida em sociedade. “A minha formação acadêmica em Jornalismo feita na UESPI e a experiência em emissora de TV do Estado, contribuíram para suscitar o anseio pela investigação da mídia televisiva regional, ou que se pretende regional, com o objetivo de compreender como ocorre e entendem esse processo. Escolhi estudar a TV Cidade Verde, ao qual sou telespectadora, pois percebi as iniciativas realizadas rumo à regionalização de seus conteúdos, dentre eles, a inserção de programas especiais em data comemorativas para o Estado e em eventos importantes, para o cenário nacional e internacional, sempre com a intenção de valorizar as ‘coisas do Piauí’”, explica.
Gislane Lima destaca, ainda, que foi realizado um recorte dentro do universo de estudo, composto pelos programas especiais produzidos pela TV, os quais fazem parte do conjunto de ações e projetos da emissora com vistas à regionalização, sendo que o estudo limitou-se aos programas veiculados entre julho de 2014 a julho de 2015, o que corresponde a um ano de programação especial da TV.
A pesquisa documental, bibliográfica, a observação e as entrevistas foram o conjunto de técnicas metodológicas utilizadas para a coleta de dados. Por meio dessa pesquisa, a autora já apresentou trabalhos dentro e fora do país, a exemplo de congressos como Intercom, Foz do Iguaçu/ Brasil e Literacia, Media e Cidadania Lisboa/ Portugual. Como pesquisadora, a autora avalia a importância de ter uma obra sua publicada.
“A ideia do livro surgiu a partir da defesa da dissertação, quando a banca examinadora considerou o trabalho primoroso em relação aos aspectos normativos, linguísticos e metodológicos, sugerindo a sua publicação. Assim, comecei a organizar as informações, no sentido de transformar em livro. Dessa forma, acredito que a publicação da obra irá suscitar novos olhares e reflexões sobre o tema, contribuindo para diminuir os espaços vazios ainda existentes no que se refere às pesquisas voltadas para grupos de mídia do Nordeste Brasileiro”, conclui.
COORDCOM- UFPI