Os espaços de participação do público nos telejornais têm sido ampliados de diferentes maneiras. A participação é incentivada pelos apresentadores, que oferecem ao telespectador telefones de whatsapp e endereços de redes sociais para contato direto e imediato, um cenário oportunizado em tempos de comunicação em rede. Compreender como se dá a apropriação dessa participação pelos telejornais piauienses é o desafio desta pesquisa, que tem como base a Economia Política da Comunicação e do Jornalismo. O estudo tem como observáveis os telejornais das emissoras piauienses com fins comerciais: Piauí TV 1ª edição (TV Clube, afiliada da Rede Globo); Jornal do Piauí (TV Cidade Verde, afiliada do SBT); Bancada Piauí (TV Antena 10, afiliada da Rede Record); e Agora (TV Meio Norte – rede regional). Recorremos à pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo e pesquisa de campo para compreender esse panorama, que resulta na transformação dos padrões do próprio telejornalismo.