• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

Pesquisa produzida no PPGCOM-UFPI conquista o 1º lugar do Prêmio Francisco Morel

O artigo intitulado “A regionalização no telejornalismo piauiense: estratégias adotadas pela rede Clube”, sob autoria do Prof. Me. Renan Marques, conquistou nesta sexta-feira (08/09) o 1º lugar do Prêmio Francisco Morel. A premiação integra a programação do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), evento promovido em Curitiba (PR), entre os dias 04 e 09 de setembro na Universidade Positivo (UP).

O trabalho consiste em um desdobramento da dissertação “Rede Clube: movimentos estratégicos como processo de regionalização e manutenção de liderança no mercado” defendida ao final do mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no ano de 2016. A conclusão da pesquisa, que teve a orientação da Profa. Dra. Jacqueline Dourado, concedeu a Renan Marques o título de mestre, por meio do PPGCOM-UFPI.

De acordo com o vencedor, o artigo segue a discussão das implicações do processo de regionalização sobre as empresas de comunicação, sobretudo nas produções televisivas, destacando procedimentos econômicos e estratégias do grupo Rede Clube, afiliada da Rede Globo no Piauí, objeto de estudo do pesquisador. “Creio que o mérito do trabalho seja o modo como ele foi construído, desde a fase anterior ao projeto, até a defesa, com um bom embasamento teórico-metodológico – que deu sustentação à pesquisa –, e uma orientação acertada. Nós ouvimos todas as sugestões, identificamos o que seria útil ao trabalho, e até ousamos, na medida. Particularmente, creio que o diferencial foi respeitar a dissertação, e o processo de pesquisa como um todo. Eu destaco também a condução da minha orientadora, Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado, e ao nosso grupo de pesquisa (Grupo COMUM), como fundamentais nesse processo. Nada se faz sozinho”, pontuou Renan Marques.

Para a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPI, Profa. Dra. Ana Regina Rêgo, o recebimento do prêmio não só é importante para o programa, mas também representa um estímulo aos atuais discentes do curso de mestrado.

Sobre o Prêmio Francisco Morel

O Prêmio Francisco Morel é conferido a estudantes de mestrado que apresentam trabalhos nos Encontros de Grupos de Pesquisa em Comunicação (GPs INTERCOM). Os GPs são divididos por temáticas abrangentes, como “Jornalismo”, “Publicidade e Propaganda” e “Relações Públicas e Comunicação Organizacional”, entre outros. Cada trabalho concorre em apenas uma das divisões temáticas, detalhadas no regulamento da premiação.

A escolha dos vencedores ocorre em dois momentos. Primeiro, os coordenadores do evento selecionam os dois melhores trabalhos em cada divisão temática. Em seguida, a diretoria da INTERCOM os submete à apreciação de um júri formado por professores especializados em cada área e oriundos de todas as regiões do país. A avaliação considera a contribuição ao ramo de estudo, o embasamento bibliográfico, o formato de apresentação e o conteúdo do trabalho.

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação é realizado, anualmente, desde o ano de 1977. O evento é responsável por unir estudantes de graduação, pós-graduação, professores, profissionais e estudiosos da área da comunicação.

Notícia cadastrada em: 09/09/2017 18:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 22:26