UM OLHAR SOBRE SI: a oferta de identidades piauienses nas Caravanas Meu Novo Piauí e TV Cidade Verde 25 anos
Televisão, Identidades, Piauí, Caravanas
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo geral descrever a oferta e/ou negociação de elementos identitários piauienses viabilizados pelas “Caravanas” TV Cidade Verde 25 anos e Meu Novo Piauí, programas compostos por uma série de matérias especiais resultantes de um “passeio” pelos municípios piauienses, realizados pelas emissoras Cidade Verde e Meio Norte, situadas em Teresina, no estado do Piauí. A problemática da pesquisa gira em torno do seguinte questionamento: quais as identidades piauienses ofertadas nas Caravanas Meu Novo Piauí e TV Cidade Verde 25 anos? Como aporte teórico faremos uso das proposições dos Estudos Culturais para entender as inter-relações entre os meios de comunicação e a construção de identidades, bem como as modificações que o conceito de identidade vem sofrendo na era contemporânea, marcada pela intensificação do processo de globalização, a desterritorialização das narrativas, o diálogo cada vez mais íntimo e estreito entre o global e o local e o alcance em larga escala dos meios de comunicação, sobretudo da internet. A técnica de análise utilizada é análise de conteúdo temático categorial (Bardin, 2011), além de entrevistas em profundidade com os participantes dos projetos, equipe técnica e de jornalistas, bem como os idealizadores das duas Caravanas.