O presente trabalho tem por objetivo analisar o conteúdo publicado pelo jornal estudantil Flâmula
sobre a cultura escolar e a sociedade de Picos no período de 15 de março 1952 a 18 de janeiro de
1953, quando o periódico circulou. Criado pelo Grêmio Estudantil Da Costa e Silva do Ginásio
Estadual Picoense, em 1952, a redação do jornal definia o Flâmula como estudantil, conforme
consta no cabeçalho da publicação. Ele foi produzido por estudantes e professores da primeira
escola secundarista de Picos, e ainda contava com a participação de colaboradores externos. Para
tanto, foram utilizados autores como Amaral (2013), Nolasco (2015), Lopes (2016), Machado e
Martineli (2021), que definem o que é imprensa estudantil e imprensa escolar, bem como abordam a
história dos jornais criados nas escolas e como eles funcionavam. A metodologia é a Análise de
Conteúdo, na perspectiva de Bardin (1977), e o corpus da pesquisa é formado pelas edições
disponíveis do jornal Flâmula, que ao todo somam 13 edições, na qual foram analisados os
conteúdos que tratam sobre educação, a cultura escolar e a imprensa estudantil do período. Através
da Análise de Conteúdo, pretende-se analisar como os redatores do jornal Flâmula construíam a sua
visão de mundo sobre a cultura escolar do Ginásio Estadual Picoense e a sociedade nos anos de
1952 a 1953. Mesmo produzido por estudantes em parceria com professores e colabores externos ao
Ginásio Estadual Picoense, o Flâmula não se detinha exclusivamente em temas relacionados a
educação, o que permite verificar que o mesmo abordava opiniões sobre temas diversos e
reproduzia notícias sobre fatos verificados em Picos.