Banca de DEFESA: DIEGO LOPES DA SILVA ALVES

TÍTULO:

HISTÓRIA E MEMÓRIA DA TV ANTARES: PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ

PALAVRAS-CHAVES:

História. Memória. TV Antares. Televisão educativa. Piauí.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação

O presente trabalho organiza a narrativa da primeira televisão do Piauí com outorga educativa: a TV Antares (Canal 2), que iniciou as transmissões em 1986. Sua trajetória vem marcada por interferências políticas, em que a cada mudança de gestão governamental, a emissora sofreu variações na estrutura organizacional e na produção de conteúdo. Partindo dessa consideração, bem como da escassez de investigações acadêmicas sobre esta televisão e tendo em vista sua importância histórica enquanto lugar de memória, a pesquisa, através de relatos de atores sociais, documentos oficiais, jornais da época e do acervo da emissora apresenta a historia e memória da TV Antares dividida em cinco fases: 1ª) TV Educativa do Piauí (1984-1987); 2ª) TV Antares (1987-1991); 3ª) TV Educativa do Piauí (1991-1995); 4ª) TV Piauí (1995-2003); 5ª) TV Antares (2003-atualidade). O estudo toma como matrizes teóricas discussões sobre a interdisciplinaridade entre comunicação e história, a comunicação pública na televisão e questões conceituais quanto à história e memória. Dentre os resultados apontados, percebeu-se a falta de atributos que pudessem fundamentar uma identidade da emissora e a utilização desta como meio de transmissão da boa imagem de ações governamentais, analisadas nos governos de Hugo Napoleão, Bona Medeiros, Alberto Silva, Freitas Neto, Mão Santa e Wellington Dias. Porém, paralelo a isso, a TV produziu, dentro de suas limitações, conteúdo com finalidades culturais e educativas previstas em sua concessão.

Presidente - 1354316 - ANA REGINA BARROS REGO LEAL
Externo à Instituição - DACIA IBIAPINA DA SILVA - UnB
Interno - 1167865 - GUSTAVO FORTES SAID
Notícia cadastrada em: 20/02/2014 11:01