Banca de QUALIFICAÇÃO: GEORGE JOSE DOS SANTOS LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEORGE JOSE DOS SANTOS LIMA
DATA: 04/08/2016
LOCAL: SALA 459
TÍTULO:

“Sentidos produzidos por adolescentes sobre sexualidade a partir da telenovela Malhação”

PALAVRAS-CHAVES:

Mídia. Sentidos. Sexualidade. Adolescente.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

A presença de temática acerca da sexualidade na mídia mostra o quanto ela tem sido colocada como central em nossa existência. Ao pensarmos sobre a sexualidade, devemos ir além do suporte biológico, da condição natural, mas entendida como uma construção social e que é resultado na atualidade dos discursos científico da medicina, psicologia e de regras de instituições como religião, judiciário, escola, família e mídia, e se constitui à medida que os sujeitos são interpelados cotidianamente nas situações que vivem e das instituições que participam. Na cultura contemporânea, a mídia toma a cena como instituição educativa ao produzir e reproduzir práticas cotidianas, entre elas a sexualidade que definem comportamentos nas diversas faixas etárias dos indivíduos. Diante deste cenário em que a mídia, e em especial a TV, exibem determinados valores que constituem uma determinada realidade que se tornam modos de viver e de agir, definimos como objetivo da pesquisa investigar os sentidos veiculados na Malhação e os produzidos pelos adolescentes acerca da sexualidade a partir da telenovela Malhação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza a técnica da roda de conversa, o questionário e a entrevista para produção de dados junto aos sujeitos participantes da investigação. A análise dos dados terá como base a análise do discurso dos personagens da telenovela e dos adolescentes nas rodas de conversa. Como resultados obtivemos, até o momento, que a televisão enquanto veículo de comunicação possui uma importância muito grande pois a maioria deles assistem à telenovela através da TV. Nos grupos pesquisados, a faixa etária dos telespectadores da telenovela se concentra na idade entre 12 e 15 anos. Eles percebem à Malhação como produto midiático que fala com os adolescentes, sobre eles e para os mesmos e destacam vários elementos da trama com os quais se identificam como a beleza dos atores, as roupas dos personagens, o cotidiano dos casais.

Interno - 1587234 - LIVIA FERNANDA NERY DA SILVA
Externo à Instituição - LUCIANO DE MELO SOUSA - UESPI
Presidente - 4173995 - MARTA MARIA AZEVEDO QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 27/07/2016 10:45