Banca de QUALIFICAÇÃO: BORIS ERNESTO GIL GALEANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BORIS ERNESTO GIL GALEANO
DATA: 23/08/2019
LOCAL: Sala 459 - CCE
TÍTULO: TECNOLOGIAS E APRENDIZAGENS: UM ESTUDO SOBRE COMO OS ESTUDANTES UTILIZAM AS REDES SOCIAIS COMO DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS
PALAVRAS-CHAVES: Redes Sociais. Tecnologias. Dispositivos Pedagógicos. Aprendizagem
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

O surgimento das redes sociais tem propiciado significativas mudanças na organização social, mas não só no campo da mídia se não também na sociedade como um todo. Tais mudanças fazem emergir outras configurações de práticas sociais, a partir da midiatização em processo que afeta todos os campos. A educação, em concreto, através das redes sociais tem começado a produzir outras formas de aprendizagem, onde as redes sociais além de serem suportes de comunicação adquirem outras inteligibilidades. Desta forma, as redes sociais ultrapassam a função de lazer e sociabilidade para tornarem-se dispositivos pedagógicos. Nesse contexto, este trabalho problematiza a configuração atual dos dispositivos pedagógicos no cruzamento específico com as redes sociais. A abordagem assumida neste trabalho procura, assim, centrar-se nas formas como, na atualidade, as redes sociais estão mudando os modos de produção e circulação social do conhecimento, dando atenção especial às formas que afetam a dinâmica educativa. Para isso, tal pesquisa tem como objetivo geral compreender de que modos os estudantes do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) utilizam as redes sociais como dispositivos pedagógicos. Do ponto de vista metodológico, consiste em uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa. O embasamento teórico se fundamenta em Xavier (2014), Neto (2008) e Braga (2012) que discutem a midiatização; Recuero (2009, 2012), De Haro (2009) abordam a questão das redes sociais; Agamben (2006), Deleuze (1990, 1995, 2013), Foucault (1983, 1997), Fischer (2012) e Larrosa (1994) discorrem sobre a noção de dispositivo pedagógico. A parte empírica desta pesquisa constitui-se de entrevistas semiestruturadas realizadas a estudantes dos Curso de Licenciatura em Artes Visuais, Bacharelado em Comunicação Social, Licenciatura em Educação do Campo, Bacharelado em Moda, Design e Estilismo, Licenciatura em Música e Licenciatura em Pedagogia. Além disso, propõe observação direta das redes sociais que os entrevistados mencionarem como dispositivos pedagógicos. Para análise e interpretação da informação trabalhamos desde a técnica de Análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Nesta técnica optamos por trabalhar desde a análises categorial.

Presidente - 1751868 - MONALISA PONTES XAVIER
Interno - 1167865 - GUSTAVO FORTES SAID
Externo ao Programa - 1756788 - SAMUEL PIRES MELO
Notícia cadastrada em: 03/07/2019 09:23