Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURICIO SANTANA DE OLIVEIRA SOBRINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURICIO SANTANA DE OLIVEIRA SOBRINHO
DATA: 22/08/2019
LOCAL: 459 - Sala do CCE
TÍTULO: COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
PALAVRAS-CHAVES: Identidade. UFPI. Redes Sociais.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

A presente dissertação tem por objetivo apresentar a comunicação institucional digital da UFPI como construtora de identidades da Universidade. A pesquisa tem como objeto de estudo a comunicação institucional digital da UFPI, nesse caso o Site e o Instagram, realizada pela COORDCOM, e como problema de pesquisa, temos o seguinte questionamento: Como a comunicação institucional da UFPI, por seus canais oficiais digitais, e suas publicações, de notícias e eventos, e como constroem sua identidade institucional? Além da pesquisa bibliográfica e documental; o cerne metodológico do trabalho parte da Netnográfia, proposta por Kozinets (2014), para entender como acontecem os procedimentos digitais em meio às comunidades que as usam, para assim podermos identificar os processos identitários instituídos pela UFPI. Para tanto, temos como objetivo geral da pesquisa, analisar como os meios digitais da UFPI estabelecem suas identidades; assim buscaremos entender como acontecem esses procedimentos em meio aos seus grupos sociais, além de verificar que grupos e como eles se constroem. É importante salientar que o estudo proposto se configura como um trabalho importante para a discussão do tema e visa contribuir para ampliar as discussões sobre a caracterização de Identidades Institucionais em meios digitais no Piauí e também no Brasil, enriquecendo, assim, os estudos na área e trazendo para o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPI a discussão da temática.

Interno - 1167865 - GUSTAVO FORTES SAID
Presidente - 1587234 - LIVIA FERNANDA NERY DA SILVA
Externo ao Programa - 2174309 - PEDRO VILARINHO CASTELO BRANCO
Notícia cadastrada em: 31/07/2019 12:41