Esta dissertação apresenta uma análise do conteúdo noticioso do Radiojornal 1a. Edição da FM Universitária da Universidade Federal do Piauí (UFPI) a partir de preceitos legais para rádios educativas. As rádios universitárias estão presentes na radiodifusão brasileira há muito tempo. Porém, até o momento não existe um aparato legal que, de forma explícita e direta, se refira a essas emissoras, ou seja, não há uma definição do que sejam ou mesmo um modelo de atuação dessas rádios. Com base neste interesse é que se tem como objetivo fazer uma análise de conteúdo do Radiojornal 1 edição da FM universitária da UFPI, tendo como compreensão o surgimento e o desenvolvimento da radiodifusão educativa, pública, universitária e os normativos legais que a essas se aplicam. Nesse sentido, a metodologia adotada foi Análise de Conteúdo (AC), na perspectiva de Bardin (1977), combinada ao Estudo de Caso do radiojornal 1a. edição da FM Universitária, baseando-se em autores como Yin (2001) e Gil (1991; 2008) e ainda História Oral utilizando-se autores ocmo Freitas (2002) e Albertin (2005). O corpus da pesquisa é formado pelas edições do radiojornal 1a. Edição que foram levadas ao ar na semana de 21 até 25 de maio de 2018 e 25 a 29 de março de 2019, nos quais serão analisados à luz do referencial teórico proposto sobre radiojornalismo. Conclui-se que o Radiojornal 1a. edição não traz na forma ou no conteúdo de suas produções, de forma satisfatória, o caráter educativo-cultural ou instrutivo que se espera de uma rádio do segmento educativo.