Banca de DEFESA: NUBIA DE ANDRADE VIANA

IDENTIDADE E TELENOVELA: as representações do Piauí na novela Cheias de
Charme da Rede Globo de Televisão

PALAVRAS-CHAVES:

Palavras Chaves: Identidade. Representação. Estereótipo. Mídia e Telenovela.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação

Nesta pesquisa problematizamos a telenovela no Brasil enquanto instância representacional, partindo de uma telenovela que destaca o estado do Piauí e apresentada personagens desse Estado. Dentre as características da telenovela, a analisaremos como um objeto sociocultural capaz de revelar traços culturais da sociedade em que se projeta. A reflexão será sobre as identidades construídas na telenovela Cheias de Charme, da Rede Globo de Televisão, que foi ao ar de 16 de abril a 17 de setembro de 2012. A pesquisa tem como problemática geral: como a telenovela Cheias de Charme representa a identidade cultural do Piauí e, por conseguinte, tipifica os piauienses? Trabalhamos com a análise de conteúdo categorial como metodologia, fazendo a interpretação dos dados baseados na freqüência de determinadas categorias en tre as cenas da telenovela que destacam os personagens piauienses. Autores como Stuart Hall, Manuel Castells, Nestor Garcia Canclini, Hommi Bhabha, Edward Said, Durval Muniz de Albuquerque Junior e Renato Ortiz nortearão discussões sobre identidade, alteridade, estereótipo e sua relação com a telenovela. Partimos destas discussões e dos dados empíricos e constatamos que o Piauí que a novela apresenta é carregado de estereótipos nordestinos, como: primitivismo, falta de instrução, coronelismo, fome, seca, entre outros. No entanto, representam também os atravessamentos e a perda de fronteiras que certas identidades engessadas enfrentaram ao longo dos últimos anos.

Interno - 1354316 - ANA REGINA BARROS REGO LEAL
Presidente - 1167865 - GUSTAVO FORTES SAID
Externo à Instituição - PROF. DR. DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR - UFRN
Notícia cadastrada em: 18/07/2013 16:49