A fé pode ocupar um espaço de singular significância na vida dos sujeitos, é através dela que se
justifica fatos que os esforços intelectuais não são capazes de decifrar. Muitos são os fatores que
mantêm viva a perseverança em um rito, o conforto emocional ou espiritual podem ser os principais
motivos. Neste aspecto, a religião manifesta-se como elemento transcendente que configura práticas
de orientação e sentido a um propósito de vida, promovendo o senso de identidade, pertencimento e
integração comunitária, já que, majoritariamente, não existe religião sem partilha. Essa conexão entre
os homens e a divindade em que se acredita, se mostra de diversas formas que exprimem práticas que
se ressignificam ao longo do tempo. Dentro da tradição católica, por exemplo, nos último tempos,
uma mudança em ascensão tem se instaurado nas pregações através do uso de dispositivos midiáticos,
a fim de garantir a integração com os fiéis que fisicamente não podem estar presentes nas celebrações,
a este fenômeno, damos o nome de Midiatização (Sodré, 2002). Sua magnitude garante afetações
institucionais (Hjarvard, 2012) e Sociais (Hepp, 2014) no que tange a inserção e adaptação à lógica
midiática. Pensando nisso, o objeto de investigação que suscita esta pesquisa se dedica ao estudo da
Basílica-Santuário de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, no interior do Cariri cearense:
nos últimos anos a instituição vem se tornando cada vez mais assídua nas transmissões das
celebrações e atividades religiosas por meio das redes sociais, especialmente no Instagram, contando
hoje com quase 90 mil seguidores, que têm a possibilidade de acompanhar os conteúdos veiculados
diariamente pelo perfil, que se dedica a mostrar o dia a dia dos fiéis romeiros e das celebrações
cultivadas através da devoção ao Padre Cícero. Dessa maneira, o problema de pesquisa se debruça a
compreender a relação entre os romeiros e as tecnologias mediadas pelas redes sociais, enquanto o
objetivo geral se dedica a compreensão de que modo essas informações podem ser incorporadas ao
seu rito de fé, uma vez que as redes sociais potencializam a comunicação e o acesso a informações.
Os objetivos específicos foram pautados a partir das atividades manifestadas no perfil, analisando as
interações da instituição com os fiéis e destes com os conteúdos e a partir da identificação das
atividades de interação presentes no perfil da Basílica-santuário. Para alcançar esses objetivos, foram
empregadas a observação participante e a netnografia no perfil @maedasdoresjuazeiro no Instagram,
no período da festividade de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte. O corpus de
pesquisa foi formado pelas publicações feitas no feed da página ao longo desse período. A análise
resultou na coleta de 200 postagens, revelando que a igreja, como instituição, mantém uma interação
constante com os fiéis, por meio da evangelização que utiliza recursos audiovisuais e algoritmos.
Esses elementos possibilitam a vivência da fé mediada digitalmente, permitindo aos fiéis uma
experiência religiosa em contextos distintos, mas que preservam a ritualística das pregações. Assim,
as redes sociais se configuram como vitrines que guardam e transmitem as tradições, oferecendo uma
plataforma para narrativas religiosas que resistem e se renovam, adaptando-se aos novos tempos.