SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE DITADURA MILITAR acontece na próxima semana

A Universidade Federal do Piauí através dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e em História do Brasil e, ainda do Programa de Educação Tutorial da História, realiza no período de 8 a 10 de outubro do corrente ano,  o I Simpósio Nacional sobre Ditadura Militar no Brasil.

O evento que contará com palestrantes internacionais, nacionais e estaduais irá debater os governos ditatoriais no Brasil, por meio de uma perspectiva multidisciplinar, envolvendo pesquisadores da História, das Artes e da Comunicação, em torno de temas como a resistência democrática, a memória dos presos políticos, a relação do regime militar com o cinema, a música e a imprensa.

O evento que irá ocorrer  no Cine Teatro da UFPI e nos auditórios do CCHL-Centro de Ciências Humanas e Letras  e do CCE-Centro de Ciências da Educação,  foi concebido a partir de uma iniciativa do Prof. Dr. João Kennedy Eugenio, Coordenador do PET e se efetivou a partir das parcerias com os Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação já mencionados, em nome de Ana Regina Rêgo e Francisco Alcides do Nascimento.

Segundo a professora Ana Regina Rêgo, o evento se insere na agenda nacional de debates sobre os 50 anos do golpe e tem muito a contribuir nesse momento em que revisita a história desse período,  uma vez que possibilitará  " a visibilidade de diversos aspectos da atuação dos militares e do regime de exceção de liberdades imposto à sociedade brasileira”.

Os interessados em participar do I Simpósio Nacional Ditadura Militar no Brasil poderão se inscrever nas seguintes modalidades: apresentação de trabalho, ouvintes, minicurso. Para estas modalidades, serão disponibilizadas duas datas: a primeira acontece nesta segunda-feira, dia 10 e segue até o dia 22 de setembro, para envio de trabalho de professores e alunos de graduação e pós-graduação para apresentação nos  GTs. A divulgação dos trabalhos aprovados será no dia 29 de setembro. Para os alunos de graduação e demais interessados em participar do evento e minicurso, as inscrições iniciarão no dia 23 de setembro e seguirão até atingir o teto de inscrições.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO E FAÇA SUA INSCRIÇÃO GRATUITAMENTE:

Notícia cadastrada em: 30/09/2014 16:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 11:42