Banca de QUALIFICAÇÃO: KEILA RODRIGUES DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEILA RODRIGUES DE ALBUQUERQUE
DATA: 24/07/2017
LOCAL: on line
TÍTULO: ADESÃO AO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL: prevalência e fatores associados
PALAVRAS-CHAVES: Adesão à Medicação; Hipertensão; Fatores de Risco; Prevalência.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), com elevada prevalência, principalmente em decorrência do processo de envelhecimento populacional, configura relevante problema de saúde pública em todo mundo. Dentre as DCNT, destacam-se as doenças cardiovasculares, como principal causa de óbito na população mundial, tendo como importante fator de risco a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), que tem na adesão terapêutica fator essencial para controle dos níveis tensionais e redução de danos à saúde e ao desenvolvimento econômico e social. Esta pesquisa teve como objetivo identificar a prevalência e fatores associados a adesão ao tratamento da HAS. Trata-se de estudo transversal realizado com 682 hipertensos acompanhados pelas equipes da estratégia saúde da família em Teresina- Piauí. A adesão ao tratamento da hipertensão foi medida pelo Questionário de Morisky-Green-Levine.  Como variáveis explicativas, foram investigadas características sociodemográficas, estilo de vida, fatores clínicos e terapêuticos. Foi realizado regressão logística. Na análise bivariada utilizou-se o teste qui-quadrado de Pearson (χ2) para associar as variáveis qualitativas, considerando-se associação ao nível de p<0,20 e para explicar o efeito conjunto das variáveis sobre a classificação Morisky utilizou-se a Regressão Logística Múltipla (RLM), com critério de significância de p< 0,05. Os resultados mostraram baixa prevalência da adesão, correspondendo a 35,5%. Quanto aos fatores associados, o estudo mostrou que a maior chance de adesão foram: ser do sexo masculino, ter 62 anos ou mais de idade e ter pressão arterial controlada e assiduidade às consultas. Consumir álcool e apresentar reações adversas estão associados a menor chance de adesão. Conclui-se, então, que apesar da maioria dos participantes apresentarem pressão arterial controlada, houve baixa prevalência na adesão ao tratamento medicamentoso anti-hipertensivo, o que requer ações de controle, a fim de qualificar a atenção ao hipertenso, de modo a promover sua adesão, qualidade de vida e redução de agravos associados a HAS.

Interno - 1888794 - JOSE WICTO PEREIRA BORGES
Presidente - 1549654 - MALVINA THAIS PACHECO RODRIGUES
Interno - 3367697 - MARCIO DENIS MEDEIROS MASCARENHAS
Externo à Instituição - Thereza Maria Magalhães Moreira - UECE