Banca de DEFESA: ROSALVES PEREIRA DA SILVA JUNIOR

DISCENTE: ROSALVES PEREIRA DA SILVA JUNIOR
DATA: 27/08/2018
LOCAL: SALA DE AULA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E COMUNIDADE
TÍTULO: Avaliação dos atributos da atenção primária à saúde na perspectiva dos usuários de Parnaíba-PI.
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Primária; Avaliação de Serviços de Saúde; Sistemas de Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

INTRODUÇÃO: A avalição da Atenção Primária à Saúde, na visão do usuário do sistema, possibilita a produção de conhecimento sobre a qualidade dos cuidados primários prestados à população, principalmente no que tange às características da estrutura, processo de atenção e desfechos em saúde. OBJETIVO: Avaliar os atributos da Atenção Primária à Saúde na perspectiva dos usuários de Parnaíba-PI. MÉTODOS: Estudo transversal realizado com 450 usuários, utilizando o instrumento Primary Care Assessment Tool (PCATool-Brasil), versão adulto e versão criança, em módulos de equipes de saúde da família. Realizaram-se análises do tipo univariada, por meio de estatística descritiva e bivariada, por meio da correlação de Spearman, para identificação da correlação entre os atributos da atenção primária e aspectos sociodemográficos (escolaridade, renda e tipo de moradia). RESULTADOS: Em relação à avaliação dos atributos que compõem a atenção primária em Parnaíba, observou-se que apenas os componentes grau de afiliação, acesso de primeiro contato - utilização e o atributo orientação familiar apresentaram escores médios satisfatórios (≥ 6,6), indicando que a atenção primária não se encontra orientada pelos atributos. Quanto à correlação entre os componentes dos atributos e aspectos sociodemográficos (escolaridade, renda e tipo de moradia), identificou-se correlação estatisticamente significativa. Contudo, a intensidade da relação entre as variáveis apresentou-se fraca ou muito fraca. CONCLUSÃO: A avalição da atenção primária revelou a necessidade de fortalecimento dos serviços no município, principalmente no tocante aos atributos da atenção primária que obtiveram escores insatisfatórios (primeiro contato-acessibilidade, longitudinalidade, coordenação, integralidade e orientação comunitária).

Externo à Instituição - EMANOEL JOSÉ BATISTA DE LIMA - UESPI
Interno - 1549654 - MALVINA THAIS PACHECO RODRIGUES
Interno - 3367697 - MARCIO DENIS MEDEIROS MASCARENHAS
Presidente - 1864470 - OSMAR DE OLIVEIRA CARDOSO