Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANE DANIELLY SANTOS CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANE DANIELLY SANTOS CUNHA
DATA: 28/01/2019
LOCAL: on line
TÍTULO: Conhecimento objetivo e percebido sobre vacinas entre estudantes do ensino médio
PALAVRAS-CHAVES: Conhecimento. Adolescente. Vacinas.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

INTRODUÇÃO: A imunização assume um papel fundamental para que a saúde dos adolescentes seja resguardada. Nesta faixa etária, a aquisição de conhecimentos acerca da vacinação é extremamente necessária, pois tal processo fornecerá subsídios para que o nível de aceitabilidade das vacinas seja aumentado entre os escolares, tendo repercussões diretas no aumento da cobertura vacinal e, consequentemente, na diminuição das doenças imunopreveníveis. OBJETIVO: Analisar o conhecimento objetivo e percebido dos adolescentes sobre a vacinaçãoMÉTODO: Estudo transversal e analítico realizado com 674 adolescentes, selecionadas por amostragem probabilística. A coleta de dados ocorreu no ano de 2016 por meio de entrevista, a partir de formulário semi-estruturado, pré-codificado e pré-testado. Realizaram-se análises univariadas, por meio de estatística descritiva; bivariada utilizando-se o teste qui-quadrado de Pearson; e multivariada, por meio de Regressão Logística Múltipla. RESULTADOS: Predominaram adolescentes do sexo feminino (56,7%), com média de idade de 16 anos, estudantes da escola privada (64,7%)A maior parte dos estudantes demonstrou conhecimento objetivo e percebido baixo com 97,92% e 73,7%, respectivamente. Na análise bivariada, houve associação do conhecimento percebido com renda familiar, mostrando que possuir renda familiar de até um salário mínimo está associado significativamente com o alto conhecimento percebido (p=0,000). Na regressão logística foi constatado associação negativa entre aqueles com renda acima de 1 salário mínimo e conhecimento percebido (OR=0,586; IC95%: 0,402-0,854). CONCLUSÃO: Os adolescentes demonstraram baixo nível de conhecimento sobre vacinas. Tal constatação evidencia a necessidade de investimentos na área da educação em saúde, bem como em políticas públicas voltadas para o público adolescente, sendo necessárias ações constantes para orientá-los sobre temas pertinentes voltados para a promoção e prevenção em saúde. Neste contexto, destaca-se a escola que é um cenário privilegiado de informação em saúde.

Interno - 1888794 - JOSE WICTO PEREIRA BORGES
Externo à Instituição - JOSENEIDE TEIXEIRA CÂMARA - UEMA
Presidente - 1549654 - MALVINA THAIS PACHECO RODRIGUES
Interno - 3367697 - MARCIO DENIS MEDEIROS MASCARENHAS