Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL JOSIVAN DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL JOSIVAN DE SOUSA
DATA: 06/04/2020
HORA: 09:00
LOCAL: on line
TÍTULO: INTERNAÇÕES POR DOENÇAS CARDIOVASCULARES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA NO ESTADO DO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Primária à Saúde. Avaliação em Saúde. Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde. Doenças Cardiovasculares.
PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

Introdução: A Atenção Primária à Saúde é classificada mundialmente como a estratégia mais efetiva para a universalização do acesso à saúde. A efetividade das ações da atenção primária tem sido pesquisada através de indicadores de atividade hospitalar, com base no pressuposto de que altas taxas de internações por condições sensíveis à atenção primária, podem resultar na falta de acesso aos serviços de saúde primários, sinalizando a internação como um problema do setor saúde, capaz de traduzir a real situação da população e fornecer subsídios ao aperfeiçoamento e monitoramento. Objetivo: Analisar a tendência das taxas de internações por doenças cardiovasculares sensíveis à atenção primária a saúde no estado do Piauí. Métodos: Estudo ecológico de séries temporais utilizando registros do Sistema de Informação Hospitalar referentes ao período de 2008 a 2018, com dados para o estado do Piauí, Brasil. A análise da tendência foi realizada por regressão linear generalizada pelo método de Prais-Winsten que permitiu verificar se a tendência foi crescente quando a taxa de variação é positiva, decrescente quando é negativa, e estacionária quando não existe diferença significativa entre seu valor e zero. Por utilizar dados secundários oficiais de domínio público, sem identificação dos sujeitos, não houve necessidade de submissão do projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFPI. Resultados: As taxas de internação por DCV apresentaram tendência decrescente ao longo da série histórica, com variação percentual anual de -4,7% (IC95%: -6,1; -3,3), observando ainda uma redução em ambos os sexos, sendo maior no sexo feminino (APC: -5,4%; IC95%: -6,9; -3,8), e, com exceção da faixa etária de 10 a 19 anos, que obteve tendência estacionária, todas as outras faixas tiveram diminuição, com maior redução nos idosos de 60 a 79 anos (APC: -7,4; IC95%: -8,3; -6,5). Conclusão: As internações por doenças cardiovasculares sensíveis à atenção primária tiveram tendência de redução ao longo do período analisado. Contudo, a tendência de redução não foi linear para todas as causas. Estes resultados possibilitam direcionar políticas públicas ao desenhar um panorama das internações por doenças cardiovasculares sensíveis à atenção primária por região no estado do Piauí.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1943482 - CARLOS EDUARDO BATISTA DE LIMA
Interno - 1549654 - MALVINA THAIS PACHECO RODRIGUES
Externo à Instituição - MAURICIO BATISTA PAES LANDIM - UESPI
Interno - 1864470 - OSMAR DE OLIVEIRA CARDOSO
Notícia cadastrada em: 10/03/2020 15:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 05:13