Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABELA CRISTINA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZABELA CRISTINA PEREIRA
DATA: 18/02/2021
LOCAL: ON-LINE
TÍTULO: Práticas educativas dos nutricionistas no Programa Saúde na Escola: relação necessária com a nutrição
PALAVRAS-CHAVES: Educação em saúde. Promoção da Saúde. Promoção da Saúde Escolar. Nutrição. Saúde Escolar.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Introdução: Educação em saúde constitui processo de produção do conhecimento e mediada por práticas educativas intencionais amplia a consciência crítica e reflexiva das pessoas. Objetivo: Analisar a relação das práticas educativas de nutricionistas no Programa Saúde na Escola com estratégias de nutrição. Métodos: Estudo qualitativo, do tipo explicativo, em 10 municípios sede de regiões de saúde do Estado do Piauí com nutricionistas que desenvolvem práticas educativas no Programa Saúde na Escola. Foi realizado em duas etapas: primeiramente foram entrevistas semiestruturadas que aconteceram entre março e maio de 2020, participaram 22 nutricionistas. A segunda etapa, foram oficinas formativas que ocorrem em julho do mesmo ano e tiveram a participação de duas nutricionistas que tinham participado da primeira etapa. Os dados obtidos foram transcritos e analisados segundo Bardin (1977) e após, ao software Iramuteq que realizou análises quantitativas dos dados textuais para apresentação em nuvens de palavras e análise de similitude. Está fundamentado nas discussões de Gomez Pérez (1998), Behrens (2010), Freire (2019), Cheptulim (2004), dentre outros. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, com o número do parecer 3.563.782. Resultados: Após as análises foram evidenciados quatro eixos temáticos: práticas educativas no contexto do PSE; planejamento de ações; necessidades pontuais de promoção da saúde para atender as escolas e intersetorialidade. Observou-se que a prática educativa na realidade dos nutricionistas é vista como orientação, repasse e intervenção. Para o planejamento de ações, o diagnóstico situacional, tempo e recursos devem ser considerados para execução das práticas. Quanto ao atendimento às condições de saúde no sentido escolar, nem sempre as escolas levam aos profissionais as demandas, ficando a cargo do nutricionista realizar o diagnóstico. Para os partícipes, a Saúde é protagonista no enfrentamento às ações no Programa Saúde na Escola, ou seja, há ausência da intersetorialidade. Conclusão: A pesquisa nos trouxe estratégias utilizadas pelos partícipes que de modo geral são pontuais, ou seja, acontece uma única vez e pautadas no ensino tradicional, na transmissão do conhecimento. Em outros momentos há presença de ações que são caraterísticas das concepções contra-hegemônicas, tendo planejamento, intencionalidade, reflexão sobre a ação executada. Verificamos que a prática educativa é vista como repasse, intervenção e orientação. O uso das oficinas para discussão das práticas educativas, criaram possibilidades para os partícipes refletirem sobre o modo como vem desenvolvendo as ações, como é o funcionamento do Programa.

Presidente - 2655082 - HILDA MARIA MARTINS BANDEIRA
Externo ao Programa - 221.447.493-53 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA - AFIRSE
Interno - 1549654 - MALVINA THAIS PACHECO RODRIGUES
Externo ao Programa - 1167864 - MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES