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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIELDO ARAÚJO DE FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIELDO ARAÚJO DE FREITAS
DATA: 01/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: REMOTA (ENVIO DE PARECER)
TÍTULO: VULNERABILIDADE EM SAÚDE DE PROFESSORES EM TEMPOS DE COVID-19: ANÁLISE A PARTIR DO MODELO SUJEITO-SOCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Vulnerabilidade em saúde. Saúde coletiva. Modelos teóricos. Professores. Pandemias.
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO:

Introdução: A Covid-19, doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2 e de alta transmissibilidade, instaurou uma pandemia em 2020, em que professores tiveram cotidianos e atividades laborais modificados, tornando-os vulneráveis ao contexto pandêmico e à infecção pelo vírus. O modelo sujeito-social de Vulnerabilidade em Saúde (VS) permite associar condições que, quando precarizadas ou agenciadas, potencializam ou fragilizam a VS. Objetivo: Analisar a vulnerabilidade à Covid-19 em 2020, 2021 e 2022 de professores da educação básica à luz do modelo sujeito-social. Método: estudo analítico, transversal on-line (e-survey), quantitativo, com 703 professores da rede pública estadual da zona urbana de Teresina/Piauí-Brasil. Aplicou-se questionário de caracterização socioeconômica, situação de saúde, condições de trabalho e estilo de vida. Para análise dos dados utilizou-se os testes qui-quadrado e exato de Fischer com nível de significância estatística de 5%. Aplicou-se o modelo de regressão múltipla para as variáveis com p<0,2, foi escolhido o método Bachward: wald. A magnitude de associações foi estimada no modelo de regressão para as variáveis com p<0,05. Todas as análises foram realizadas adotando-se nível de significância de 95% (p<0,05). Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, parecer 5.303.183. Resultados: Em 2020, potencializaram a vulnerabilidade à Covid-19: área de formação (Ciências da Natureza e Matemática), carga horária de trabalho semanal (21h a 40h), vínculo(s) com outra(s) rede(s) de ensino, excesso de carga horária, dividir horário de trabalho com outros afazeres, inatividade por motivo de saúde relacionado ao trabalho, procura por serviços de saúde, agravamento de doenças crônicas (DC), diagnóstico para DC antes de 2020 e lazer (diário e 2 ou 3 vezes por semana). Por outro lado, fragilizaram a vulnerabilidade: estado civil casado, ambiente de trabalho compartilhado com outras pessoas, alternância de local de trabalho, fornecimento de face shield ou óculos de proteção pela escola, inatividade dos afazeres por motivo de própria saúde, diagnóstico para DC entre 2020 e 2022, atividades físicas (raramente, 2 ou 3 vezes por semana, diariamente) e suporte de amigos. Em 2021, variáveis potencializadoras da vulnerabilidade à Covid-19: ambiente de trabalho compartilhado com outras pessoas, trabalho fora do horário habitual, procura pelos mesmos serviços de saúde e atividades físicas (raramente, 2 ou 3 vezes por semana, diariamente). Enquanto isso, fragilizaram a vulnerabilidade: estado civil casado, mobília do trabalho remoto ergonomicamente adequada, capacitação para o trabalho remoto, fornecimento de máscara pela escola, sentimento de segurança com o retorno presencial das aulas, inatividade por motivo de saúde relacionado ao trabalho, agravamento de DC durante a pandemia e lazer (diário e 2 ou 3 vezes por semana). Para 2022, mostraram-se potencializadoras da vulnerabilidade à Covid-19: trabalho fora do horário habitual e alimentação saudável raramente na semana. Mostraram-se fragilizadoras da vulnerabilidade: sexo feminino, capacitação para o trabalho remoto, procura pelos mesmos serviços de saúde e suporte da família. Conclusão: Os professores estiveram mais vulneráveis em 2020. As condições de trabalho, especialmente, excesso de carga horária e situação do ambiente laboral, mostraram as práticas e a situação física no trabalho como as maiores indicadoras de vulnerabilidade à Covid-19.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 662.467.844-53 - ALBERTO PEREIRA MADEIRO - UESPI
Interno - 2058744 - CÁSSIO EDUARDO SOARES MIRANDA
Presidente - 1888794 - JOSE WICTO PEREIRA BORGES
Externo à Instituição - VIRNA RIBEIRO FEITOSA CESTARI - UECE
Notícia cadastrada em: 01/11/2022 09:49
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