• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

Banca de QUALIFICAÇÃO: SÉRGIO HENRIQUE DA ROCHA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÉRGIO HENRIQUE DA ROCHA SOUSA
DATA: 23/11/2023
LOCAL: ON LINE (RELATÓRIO)
TÍTULO: TRABALHO NA PANDEMIA DA COVID-19 E SAÚDE DOS DOCENTES
PALAVRAS-CHAVES: Docentes. Covid-19.Transtornos Traumáticos Cumulativos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

Introdução: No processode ensino-aprendizagem, o professor sempreesteve à frenteda transmissão de conhecimento, com o desenvolvimento de atividades pedagógicas e docentes. Com a chegada da pandemia da COVID-19, estes trabalhadores foram colocados à prova com novos desafiosatrelados ao processode ensino- aprendizagem. Desta forma, foi iniciada uma corrida aos meios digitais,pelos docentes, para viabilizar o ensino remoto. Acredita-se que estas condições possam contribuir para o adoecimento dos docentes e/ou podem       ter atuado como intensificador de distúrbios ou agravos relacionados ao trabalho. Objetivo: Analisar as mudanças ocorridas nas condições e processo de trabalho decorrentes da pandemia da Covid-19 e os impactos na saúde dos docentes. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida em uma escola da rede pública, de nível fundamental de ensino, localizada no município de Floriano-PI, com amostra composta por 06 professores que atuam no ensino fundamental I (1° ao 5º ano) da unidade escolar. A coleta de dados foi realizadapor meio de entrevistas semiestruturadas individuais, realizadas de forma presencial em sala reservadadentro da unidadeescolar, com os dados coletados com uso de gravador manual de voz, e avaliados pela análise de conteúdo de Bardin, em apreciação sob à luz do que propõe a teoria da ergonomia da atividade. Quanto aos procedimentos éticos foi solicitada autorização junto à secretaria municipal de educação de Floriano–PI e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sob CAAE nº 66423222.3.0000.5214. Resultados: Ocorreram mudançasno processo de realização de trabalho, como também do local de trabalho, levando à invasão do ambiente domiciliar e sobrecarga de trabalho, causando impacto na saúde física e mental dos professores.    Nos domínios físicos da saúde, diante das novas formas de trabalhar, foram gerados e/ou agravados desordens osteomusculares, como lombalgias e lesões por esforço repetitivo. Assim como, na saúde mental, onde se destacam a ocorrência de quadros de ansiedade, estresse e medo. Considerações Finais: As mudanças ocorridas fizeram com que os professores realizassem diversas adaptações para desempenhar o seu trabalho, causando adoecimento decorrente da busca pelo cumprimento das demandas. A necessidade de aquisição de novas habilidades para o ensino com uso dos meios digitais, somado a diversos fatores, geraram agravos, causando impactos diretos sobre a saúde docente.

Interno - 2058744 - CÁSSIO EDUARDO SOARES MIRANDA
Externo à Instituição - ILDEBERTO MUNIZ DE ALMEIDA - UNESP
Interno - 1585512 - JESUSMAR XIMENES ANDRADE
Interno - 1888794 - JOSE WICTO PEREIRA BORGES