Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: KEYLLA MARIA DE SA URTIGA AITA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEYLLA MARIA DE SA URTIGA AITA
DATA: 31/05/2016
HORA: 15:00
LOCAL: NUPCelt/UFPI/Teresina
TÍTULO:

Sistema Especialista para auxiliar a tomada de decisão na Análise da Reatividade Epitópica.


PALAVRAS-CHAVES:

análise epitópica, HLA, sistemas inteligentes, software, epítopos.


PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

A identificação dos epítopos potencialmente imunogênicos responsáveis pela imunogeneticidade das incompatibilidades HLA é o produto fundamental da análise da reatividade epitópica e irá determinar a formação do par doador-receptor mais adequado para o transplante (Duquesnoy, 2014). Desde 2008, o grupo de pesquisa do LIB/UFPI vem desenvolvendo ferramentas de bioinformática que automatizam e facilitam a identificação de doador aceitável para receptores hipersensibilizados. O programa EpHLA foi a primeira dessas ferramentas que facilitou a análise epitópica, aprimorando o uso do algoritmo HLAMatchmaker (Duquesnoy, 2007). No entanto, o EpHLA é capaz de realizar a  prova cruzada epitópica para um par doador-receptor individualmente (Sousa, 2001; Filho, 2012). Para sanar esta limitação, em 2013 foi desenvolvido o programa EpVix (www.epvix.com.br), capaz de realizar a prova cruzada epitópica automatizada entre um doador e múltiplos receptores em lista de espera.  

Uma das funcionalidades mais importantes do EpVix é a disponibilidade de um ambiente interativo para que a análise epitópica possa ser realizada de maneira clara e segura. Embora o EpVix ofereça todo o aparato necessário para que a análise aconteça, há um conhecimento prévio requerido para realizar esta análise (epitópica) que muitos usuários do sistema não detém. Considerando-se o grande interesse pelo uso do EpVix, e, também, a indisponibilidade de recursos humanos capacitados que possam oferecer um treinamento adequado para a realização das análises epitópicas, propõe-se neste trabalho desenvolver um Sistema Especialista, baseado na representação do conhecimento humano, capaz de identificar automaticamente os epítopos potencialmente imunogênicos responsáveis pela imunogeneticidade das incompatibilidades HLA e apresentar um resultado satisfatório, compatível com a análise feita pelo especialista humano.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1716862 - ADALBERTO SOCORRO DA SILVA
Interno - 778.751.253-91 - FRANCISCO DAS CHAGAS ALVES LIMA - UESPI
Externo ao Programa - 2061294 - RICARDO DE ANDRADE LIRA RABELO
Notícia cadastrada em: 16/05/2016 15:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 04:32