Banca de DEFESA: HYGOR FERREIRA FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HYGOR FERREIRA FERNANDES
DATA: 18/12/2018
LOCAL: Auditório do Oeste do setor II/ Bloco 03 da Universidade Federal do Piauí, Parnaíba/PI
TÍTULO: ESTUDO DO EFEITO TERAPÊUTICO DE FORMULAÇÃO EM GEL ORABASE CONTENDO POLISSACARÍDEO DA GOMA DE CAJUEIRO (Anacardium occidentale Linn.) EM RATOS COM PERIODONTITE INDUZIDA POR LIGADURA
PALAVRAS-CHAVES: Periodonto, Inflamação, Polímero natural, Expressão gênica, Reabsorção óssea, Tratamento.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Biomedicina

A periodontite é uma doença inflamatória crônica altamente prevalente no mundo. É a principal causa de perda dentária em adultos e pode elevar substancialmente o risco de doenças cardiovasculares. É promovida sobretudo pelas respostas imuno-inflamatórias do hospedeiro contra biofilmes microbianos que se acumulam nas superfícies dentais, que por sua vez resultam em destruição dos tecidos periodontais. A goma exsudada a partir da casca do cajueiro (Anacardium occidentale Linn) é um heteropolissacarídeo complexo que apresenta potencialidades farmacológicas que podem ser exploradas para o tratamento ou prevenção da periodontite. O objetivo deste estudo foi desenvolver formulações em gel orabase contendo polissacarídeo da goma do cajueiro (GC) e avaliar experimentalmente seu efeito na prevenção da perda óssea alveolar e na expressão de genes relevantes para a patogênese periodontal. Duas formulações com diferentes doses de GC foram desenvolvidas: 50 mg e 150 mg/1 g de gel orabase (designadas GC50 e GC150, respectivamente). Periodontite foi induzida em ratos Wistar pela inserção de uma ligadura de nylon ao redor dos primeiros molares, mantida durante 20 dias. Os ratos foram aleatoriamente divididos em cinco grupos (n = 6) e receberam exclusivamente uma das seguintes aplicações tópicas: (1) salina 0,9%, (2) veículo, (3) GC50, (4) GC150 e (5) clorexidina gel 2%. Após eutanásia, o peso corporal e o peso de órgãos como fígado, rins, baço e coração foi registrado. Amostras de sangue foram coletadas para análises bioquímicas e para contagem total de glóbulos brancos (CGB). As mandíbulas foram removidas e processadas para análise da perda óssea alveolar. Os tecidos gengivais ao redor da ligadura foram avaliados quanto ao influxo de neutrófilos pelo ensaio da atividade da mieloperoxidase (MPO), e quanto à expressão gênica por qRT-PCR (TaqMan Gene Expression Assays). O tratamento com GC não mostrou evidências de toxicidade sistêmica. GC50 e GC150 igualmente promoveram reduções significativas na CGB e nos níveis de MPO, porém, somente GC150 reduziu significativamente perda óssea alveolar. GC150 reduziu os níveis transcricionais de COX-2, NOS-2, IL-1β, RANKL, INFγ, TGF- β, MMPs e TIMPs, comparado aos grupos salina e veículo (p < 0,05), no entanto não teve efeito sobre os níveis de MYD88, IL-4, IL-10 e RANK. Além disso, observou-se um leve, porém significativo, aumento do mRNA de OPG após o tratamento com GC150. Em todos os parâmetros analisados, GC150 apresentou resultados significativamente similares à clorexidina. Portanto, a aplicação tópica de formulação em gel orabase contendo GC foi eficaz em prevenir perda óssea alveolar em modelo de periodontite induzida por ligadura em ratos, e este efeito protetor se deveu principalmente à redução do infiltrado inflamatório nos tecidos gengivais, assim como dos níveis transcricionais de mediadores pró-inflamatórios, fatores osteoclastonênicos e de enzimas degradadoras de matriz extracelular. Estes achados revelam a possibilidade deste polissacarídeo ser uma alternativa à clorexidina na prevenção ou no tratamento adjuvante da periodontite em humanos.

Interno - 1718303 - DURCILENE ALVES DA SILVA
Presidente - 1551921 - GIOVANNY REBOUCAS PINTO
Interno - 1789383 - JEFFERSON SOARES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 913.964.335-20 - JOILSON RAMOS DE JESUS - IESVAP