Banca de DEFESA: CONSTANTINO AUGUSTO DIAS NETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CONSTANTINO AUGUSTO DIAS NETO
DATA: 10/12/2019
LOCAL: NUPCelt (CCA/UFPI)
TÍTULO: DISPOSITIVO MÓVEL E SOFTWARE PARA AUTOMAÇÃO DE MEDIDAS CORPORAIS EM OVINOS E CAPRINOS
PALAVRAS-CHAVES: Ovinos, Caprinos, Hardware, Software, Sistema embarcado
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

A ovino e a caprinocultura representam atividades de extrema relevância na agropecuária nacional, uma alternativa, para as regiões áridas e semiáridas, pela adaptação às condições adversas. Apresentam grande importância cultural, social e econômica, permitindo o desenvolvimento regional, como fonte de renda para a população. Os criadores necessitam que seus rebanhos tenham um bom crescimento, desempenho de produção para atender, a médio e longo prazo, as demandas do mercado, ampliando a produtividade. Com isso, é de fundamental importância o processo de medição, visto que são caracterísicas herdáveis, sendo relevante a análise desses aspectos, os quais refletem na produção de carne e desenvolvimento corporal. Entretanto, os criadores ainda realizam essas medidas corporais nos animais, principalmente, por métodos manuais. Dessa forma, existe uma demanda crescente para o uso de inovações tecnológicas que proporcionem o monitoramento do crescimento de ovinos e caprinos. Os dispositivos e softwares aplicados à pecuária são fundamentais e necessários, pois permitem um processo automatizado, eficiente e rápido. Este trabalho tem por objetivo, desenvolver um dispositivo computacional para automação de medidas corporais em ovinos e caprinos, por meio do software, obtendo-se as mensurações e armazenando-as em banco de dados, possibilitando o acompanhamento do histórico das medidas do animal. Para o desenvolvimento da solução proposta foi utilizado hardware e software, com a finalidade de automatizar a realização de atividade humana, por meio da captura, processamento e armazenamento de informações. Para a construção do dispositivo foi usada a tecnologia Arduino e sensores, e o software em RubyOnRails utilizando-se o banco de dados SQLite. A coleta dos dados, fase importante no processo de automatização das medidas corporais altura de cernelha, altura da garupa, perímetro torácico, comprimento do animal, profundidade e peso foi realizada, ao mesmo tempo, por meio do dispositivo computacional e dos equipamentos manuais, de forma comparada. Desse modo, foram verificados os erros relativos médios de 7,4 % para altura de cernelha, 7,6 % para altura de garupa, 7,2 % para perímetro torácico, 6,4 % para comprimento de corpo, 13,4 % para o peso e 10,7 % para a profundidade apresentando-se, a média e o desvio padrão das medições automáticas próximas à medições manuais. Conclui-se que as medições corporais realizadas de forma automatizada, permitem maior agilidade nas mensurações, em relação às medidas tradicionis, que exigem muito trabalho com o animal em postura correta de medição e demanda tempo. O dispositivo e o software desenvolvido são de fácil manuseio, e se constituem uma ferramenta computacional de alta aplicabilidade social, por facilitar o acesso dos produtores.

Externo ao Programa - 578.212.243-91 - CARLOS GIOVANNI NUNES DE CARVALHO - UESPI
Externo à Instituição - CLAUTINA RIBEIRO DE MORAES DA COSTA - IFPI
Interno - 778.751.253-91 - FRANCISCO DAS CHAGAS ALVES LIMA - UESPI
Externo ao Programa - 1550485 - JOSE LINDENBERG ROCHA SARMENTO