Banca de DEFESA: MARIA NAUSIDE PESSÔA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA NAUSIDE PESSÔA DA SILVA
DATA: 25/02/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: Efeitos da Suplementação com Vitamina A e Zinco no Tratamento da Leishmaniose Visceral
PALAVRAS-CHAVES: Calazar, desnutrição, vitamina A, zinco, suplementação, ensaio clínico randomizado, tratamento, proteína C-reativa
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A leishmaniose visceral (LV) ou calazar é uma doença infecciosa grave se não tratada pode ser letal. Os aspectos clínicos apresentam desde formas assintomáticas e pode evoluir até o óbito, com quadro clínico caracterizado por febre, hepatoesplenomegalia, manifestações hemorrágicas, linfadenomegalia, anemia, caquexia, diarreia e pancitopenia na maioria dos casos. Os fatores associados ao maior risco de morte são anemia, problemas de coagulação, icterícia, edema, infecção bacteriana e coinfecção com HIV. A deficiência de micronutrientes, como vitamina A e zinco, podem interferir na resposta imune e inflamatória. Vitamina A tem atividade promotora e reguladora no sistema imunológico inato e na imunidade adaptativa. Zinco desempenha funções essenciais, para o metabolismo, reprodução, diferenciação celular e defesa imunológica. Por esse motivo, decidiu-se investigar se a suplementação desses dois micronutrientes modificaria os desfechos dos pacientes após tratamento do calazar. Objetivos do estudo: avaliar o estado nutricional e níveis de vitamina A e zinco de pacientes com calazar e contribuir para a compreensão do papel de desnutrição na doença; investigar se a suplementação desses dois micronutrientes modificaria os resultados dos pacientes após o tratamento específico do calazar em ensaio clínico randomizado duplo-cego e investigar o papel da proteína C-reativa como um diagnóstico e ferramenta de prognóstico para o calazar do Novo Mundo. Desenho de estudo: Ensaio clínico randomizado duplo-cego realizado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP), na cidade de Teresina (PI). Os participantes do estudo foram 139 indivíduos internados no período de 25 de junho de 2018 a 28 de agosto de 2019, incluídos no estudo após confirmação diagnóstica de calazar. As capsulas contendo vitamina A, zinco ou placebo foram manipuladas no Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Piauí. Como nenhuma correlação ou interação foi observada entre a vitamina A e o zinco nos quatro grupos dois grupos independentes foram alocados para análise: (a) com vitamina A versus sem vitamina A (com e sem zinco) e (b) com zinco versus sem zinco (com e sem vitamina A). O estudo resultou na produção de três artigos científicos: I) Estado nutricional de pacientes com calazar no Brasil, apresentou como resultados perda de peso e a desnutrição foram mais frequentes em adultos. O IMC para a idade, a área adiposa e a área muscular do braço foram significativamente associados à probabilidade de morte, a presença de HIV, hepatomegalia, esplenomegalia, número de leucócitos e linfócitos. II) Os níveis basais de vitamina A e zinco são os principais preditores das concentrações de 30 dias pós-tratamento e pós-suplementação em pacientes com leishmaniose visceral. Apresentou como resultados que a suplementação de vitamina A e zinco não afetaram os resultados clínicos e laboratoriais e a concentração de nutrientes. No entanto, a vitamina A e o zinco aumentaram significativamente após o tratamento. Identificou-se que os preditores mais importantes da concentração de vitamina A e zinco 30 dias após o tratamento foram os níveis basais, impressionantemente para vitamina A. III) Proteína C-reativa antes e depois do tratamento do calazar no Novo Mundo: dicas para clínicos. O estudo identificou que a proteína C-reativa estava muito alta antes do tratamento, 30 dias após o tratamento tornou-se expressivamente mais baixa, resultados que confirma a importância da proteína C-reativa para o calazar do Novo Mundo e para L. donovani do Velho Mundo.

Presidente - 423457 - CARLOS HENRIQUE NERY COSTA
Externo ao Programa - 571048 - DORCAS LAMOUNIER COSTA
Externo à Instituição - Gilberto Simeone Henriques - UFMG
Externo à Instituição - LIANIA ALVES LUZIA - USP