O número de pessoas que apresentam debilidade motora é cada vez maior nos membros
superiores. Estas enfrentam deficiências funcionais, dependendo de terceiros para realizar
suas atividades de rotina, o que impacta negativamente na sua qualidade de vida. A
reabilitação motora é caracterizada por uma rotina diária de deslocamento para as clínicas,
exercícios físicos repetitivos e um lento processo de recuperação funcional, o que torna o
tempo de tratamento muito longo, levando o paciente à falta de compromisso e abandono do
tratamento. Nesse contexto, soluções de gameterapia têm sido utilizadas para a reabilitação
motora, em que se utilizam cenários interativos de jogos sérios para potencializar a
humanização do tratamento e a experiência do paciente durante a execução de exercícios de
recuperação das funções motoras. Este trabalho tem como objetivo apresentar o Rehabilite
Game, um jogo sério baseado em gestos para reabilitação motora de membros superiores, a
partir do uso de modelos de visão computacional e aprendizado de máquina integrados a
tecnologias com ampla inserção social, como câmeras embutidas em notebooks,
computadores desktops ou integradas em TVs. Para implementação do jogo sério, foram
utilizadas as tecnologias web, HTML, CSS e JavaScript, incorporando a biblioteca
TensorFlow e o pacote MediaPipe para controlar os movimentos do paciente nos cenários do
jogo. Um protocolo experimental com 33 participantes (21 fisioterapeutas e 12 pacientes),
com uso do User Experience Questionnaire (UEQ) para avaliação de usabilidade e
experiência do usuário, aponta que o nível de satisfação com o jogo é positivo, com uma
pontuação NPS excelente (ou seja, maior ou igual a 7,5) em 85,7% dos fisioterapeutas e 100%
dos pacientes. Em análise comparativa com outros 452 estudos, a solução apresenta níveis,
bom e excelente, para todos os critérios avaliados. O jogo sério desenvolvido vem contribuir
para tornar a gameterapia uma técnica presente e viável em clínicas de reabilitação e
ambientes domiciliares, uma vez que sua inserção não depende de custos associados com a
tecnologia ou adaptações de infraestrutura no ambiente.