Banca de QUALIFICAÇÃO: RAMIRES FEITOSA DE FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAMIRES FEITOSA DE FREITAS
DATA: 05/12/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: PROPOSTA DE MONOGRAFIA E ESTUDO DE SEGURANÇA DO CONSUMO DE Moringa oleifera: GENOTOXICIDADE E TOXICIDADE SUBCRÔNICA
PALAVRAS-CHAVES: Moringa oleifera; alimento, pó das folhas
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

As plantas alimentícias possuem um amplo conceito, podendo ser definidas como plantas que uma ou mais de suas estruturas são utilizadas como alimento humano, seja o consumo de partes da planta in natura ou em preparações além de incluir óleos, especiarias e condimentos extraídos das mesmas. A Moringa oleifera (MO), é um exemplo importante de espécie vegetal com elevado potencial nutricional por ser uma fonte de macro e micronutrientes, destacando-se, os elevados índices das vitaminas A e C, ferro, beta-caroteno e proteínas. O objetivo do presente estudo foi realizar uma busca prospectiva do uso do pó das folhas de MO como alimento humano, além de avaliar suas propriedades reológicas e fitoquímicas. Para a prospecção, foram realizadas busca de artigos científicos nas plataformas PubMed, Scopus e Scifinder e busca de depósito de patentes nos bancos de dados EPO, USPTO e INPI. As propriedades reológicas foram avaliadas por meio determinação de granulometria, ângulo de repouso e Fator de Hausner (FH). A busca em bancos de dados totalizou em de 32 artigos e 86 depósitos de patentes relacionados ao tema Moringa oleifera como alimento humano. Os testes granulométricos mostraram que a maior retenção se deu nos tamises de número 60 e 80, respectivamente, 61,31% e 15,97%. Para ângulo de repouso e FH os resultados foram 30° e 1,4 respectivamente. M oleifera é uma espécie vegetal rica em diversos nutrientes que fazem da mesma uma potencial fonte de suplementação nutricional na dieta humana, justificando assim estudos para determinação de suas propriedades com o intuito de introduzi-la no uso como suplemento alimentar.

Presidente - 1512631 - LIVIO CESAR CUNHA NUNES
Interno - 037.277.953-01 - ANA CRISTINA SOUSA GRAMOZA VILARINHO - UFPI
Interno - 1549662 - HERCILIA MARIA LINS ROLIM
Externo à Instituição - RUSBENE BRUNO FONSECA DE CARVALHO - NENHUMA