Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: KATRICIA MARIA FEITOSA CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATRICIA MARIA FEITOSA CARDOSO
DATA: 12/08/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Curso de Farmácia
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE UMA FORMULAÇÃO FARMACÊUTICA SÓLIDA A PARTIR DE Citrus sinensis (L.) OSBECK DIRECIONADA PARA DOENÇA DE ALZHEIMER.


PALAVRAS-CHAVES:

Citrus sinenses, Acetilcolinesterase, β-ciclodextrina, Complexo de Inclusão.


PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
SUBÁREA: Análise e Controle de Medicamentos
RESUMO:

Com o crescente número de idosos na população mundial, há necessidade de novos medicamentos para tratar distúrbios cognitivos, tais como a doença de Alzheimer (DA). O tratamento mais promissor para a DA consiste em aumentar o nível de acetilcolina no cérebro usando inibidores da enzima acetilcolinesterase (AChE). A galantamina, um alcalóide isolado de plantas da família Amarilidaceae é um dos medicamentos mais utilizados e com menos efeitos colaterais. Neste contexto, é crescente a busca de inibidores naturais da enzima a partir de plantas medicinais. O objetivo desta pesquisa foi elaborar um complexo de inclusão com o óleo essencial de Citrus sinensis (l.) Osbeck (laranja) e β–ciclodextrina (CIOECS-βCD). No primeiro capítulo, foi elaborado um artigo de revisão divulgando as atividades farmacológicas das plantas do gêneros Citrus e de complexos de inclusão com ciclodextrina. O segundo capítulo trata da elaboração e caracterização do Complexo de Inclusão. O óleo essencial de C.sinensis foi extraído por hidrodestilação utilizando-se extrator tipo Clevenger e analisado por Cromatografia Gasosa Acoplada a Espectrometria de Massas. O CIOECS-βCD foi elaborado a partir do método de co-precipitação e caracterizado utilizando as seguintes técnicas espectroscópicas: ultravioleta, calorimetria exploratória diferencial, espectrofotometria de infravermelho com transformada de Fourier e Difratometria de raios X. Os resultados sugerem que houve a formação do complexo, o termograma mostrou que houve um deslocamento do pico endotérmico máximo da ciclodextrina, indicando uma possível complexação. A análise de Infravermelho teve como deslocamento mais expressivo o da banda da ciclodextrina, possivelmente devido à formação do complexo, já que o óleo ocupa a cavidade e a banda não aparece no complexo. Na análise por Difração de Raios X foi obtido um difratograma com características de um material amorfo, ou seja, sem picos bem definidos que pode ser um indicativo da ocorrência de complexação. No terceiro capítulo consta o pedido de patente do complexo e a prospecção tecnológica realizada para busca de produtos iguais ou semelhantes ao proposto, para que possa dar base a produção de um medicamento natural a partir do óleo essencial das folhas de Citrus Sinensis.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1551616 - CHISTIANE MENDES FEITOSA
Interno - 1167257 - ANTONIA MARIA DAS GRACAS LOPES CITO
Interno - 1512631 - LIVIO CESAR CUNHA NUNES
Interno - 1549302 - SIDNEY GONCALO DE LIMA
Notícia cadastrada em: 11/08/2014 13:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 29/03/2024 03:08