Helenilda Nunes Soares de Brito_dissertacao: Análise na Incubadora de Empresas de uma Universidade Pública: um estudo na INEAGRO/UFPI

RESUMO

Essa pesquisa trata do estudo de caso sobre uma incubadora universitária de empresas do agronegócio, a Incubadora de Empresas do Agronegócio Piauiense (INEAGRO), instalada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), cuja implantação, manutenção e estruturação ocorreu em 2003, com a proposta de ser um parque tecnológico embrionário. Os objetivos foram explorar e descrever a atividade do mecanismo gerador de negócio considerando suas relações com sujeitos do ambiente em que atua. Nessa perspectiva, são abordadas as temáticas do empreendedorismo e do mecanismo gerador de negócios inovadores, inclusive sob o aspecto da transferência de conhecimento universidade/empresa e do desenvolvimento local. Tendo por base a metodologia de estudo de caso único, intrínseco, a pesquisa qualitativa realizou coleta de dados de múltiplas fontes. O estudo indicou que a incubadora de empresas do agronegócio piauiense é a única em atuação no Estado, com resultados de atividades de 2004 a 2017, geração de ocupações diretas, treinamentos e envolvimento da tríplice hélice (governo / universidade / mercado) em processo de transferência de tecnologia da universidade para a sociedade. Concluiu-se que a atuação da incubadora ratifica a promoção de iniciativas empreendedoras e mecanismos de geração de negócios para o desenvolvimento econômico local, assim como apontado em estudos nacionais do setor.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Incubadora. Universidade.

Notícia cadastrada em: 25/03/2020 04:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 14:39