CT - ENGENHARIA DE MATERIAIS - Presencial - Teresina

 

Curso  Nível  Graduação

CENTRO DE TECNOLOGIA - CT

Perfil de Docentes do Curso de Eng de Materiais

Docentes:


Aluska Simões 


Possui Graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (2009), Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (2011), Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (2014) e realizou pós-doutorado pela mesma instituição (2015). Atualmente é professora da Universidade Federal do Piauí-UFPI, Campus Ministro Petrônio Portella, no Curso de Bacharelado em Engenharia de Materiais. Atuando em pesquisas principalmente na área de síntese química de pós cerâmicos, nanofibras e nanoestruturação. Faz parte do Programa de Pós Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) da Universidade Federal do Piauí.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2429557575387821


Carla Eiras


Doutora em Ciências ( Física Aplicada) pelo Instituto de Física de São Carlos, IFSC-USP (2004), Mestre em Química (Físico-Química) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1999) e graduada em Licenciatura e Bacharelado em Química (1996) também pela UFSCar. Professora Associada I, lotada no curso de Bacharelado em Engenharia de Materiais do Centro Tecnológico (CT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), membro do quadro permanente dos Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (categorias Mestrado e Doutorado), do CT/UFPI, Mestrado em Biotecnologia do Campus de Parnaíba/UFPI e do Programa de Doutorado em Biotecnologia RENORBIO. Atualmente é bolsista produtividade UFPI e foi bolsista Produtividade do CNPq (Edital Novos Campus) no período de 2008-2010. Possui experiência no desenvolvimento de plataformas nanoestruturadas e novos materiais empregando produtos da biodiversidade brasileira para o desenvolvimento de sensores eletroquímicos. Atualmente conta em sua equipe com nove alunos de doutorado, três mestrandos, bem como três bolsistas de iniciação científica (PIBIC), dois bolsistas de iniciação tecnológica (PIBITI) e um estagiario ICV.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6422282278596618


Edivaldo Leal

Possui graduação em licenciatura plena em Física pela Universidade Federal do Piauí (2001), mestrado e doutorado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Piauí no campus Ministro Petrônio Portela na cidade de Teresina, no curso de graduação "Bacharelado em Engenharia de Materiais.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6199143451315226


Edson Cavalcanti


Possui doutorado em Ciências (Química Inorgânica) pela Unicamp (2008), mestrado em Química Inorgânica pela UFPB (2005), é Licenciado em Química pela UEPB (2003) e cursou três anos de Engenharia Química pela UFPB, hoje UFCG. Atualmente é Professor Associado I de Engenharia de Materiais da UFPI. Tem experiência na área de Química e Ciências dos Materiais, com ênfase em Química Inorgânica, de Superfície e de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: modificação de superfícies hidroxiladas ou nitrogenadas (celulose, quitosana, gomas, sílica, sílica mesoporosa, filossilicato, argilas e fosfatos), caracterização de materiais (termogravimetria, FTIR, RMN, Área Superficial, análise elementar, FRX, DRX), sorção de espécies, estudos de liberação controlada de espécies, estudos com biomateriais a base de fosfatos e fotodegradação de espécies poluentes através de argilas naturais com óxidos incorporados e materiais antimicrobianos. Já possui mais de 90 artigos publicados ou aceitos em periódicos internacionais e nacionais, mais de 280 trabalhos apresentados/publicados em anais de eventos, 28 orientações de Iniciação Científica concluídas, 15 Trabalhos de Conclusão de Curso, 17 Dissertações concluídas como orientador e 8 como co-orientador, 2 orientações de doutorado concluída e uma supervisão de pós-doutorado. Atualmente está orientando 3 alunos de iniciação, 4 dissertações de mestrado, 5 teses de doutorado e duas co-orientações de doutorado, além de dois pós-doutorados e um DCR. Possui projetos aprovados em âmbito Nacional e Internacionais, com parcerias com diversas instituições, entre elas: UFPB, UFCG, UFRN, UFMA, USP, UNICAMP, Universidade de Coimbra, Universidade Católica do Porto, Universidade de Granada e Universidade de Paris 6. Já participou de diversas bancas de mestrado e de doutorado, e é bolsista de produtividade em pesquisa, nível 2, pelo CNPq. Administrativamente, já foi Diretor de Campus, Coordenador Administrativo-Financeiro, Pró-Reitor de Administração, Pró-Reitor de Pesquisa, Sub-Coordenador da Pós-Graduação em Ciências dos Materiais, Coordenador do Curso de Graduação em Ciências dos Materiais e atulamente é Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciências dos Materiais e Coordenador Adjunto no NINTEC/UFPI.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7892423373858047



João Rodrigues

Docente e Pesquisador em Engenharia Metalurgia e Materiais, com ênfase em Tratamentos Térmicos, Conformação Mecânica e Textura Cristalográfica.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2493866954666651


Josy Anteveli

Possui graduação em Química Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina (2002), mestrado em Química dos Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e doutorado pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo- área de concentração: Físico-química (2009), com estágio de doutorado (sanduíche) na "North Caroline University at Chapel Hill" (2007-2008) , Pós-doc em 2016 pela Universidade de Granada, Espanha. Possui colaborações internacionais e projetos aprovados pela FAPEPI e CNPq. Em 2013 foi pesquisadora visitante na Universidade de Sevilha, Espanha. Possui artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, trabalhos publicados em congressos em nível nacional e internacional. Possui de orientações de DRC, doutorado, mestrado e iniciação científica e tecnológica e depósitos de patentes. Atualmente é professora adjunta IV na Universidade Federal do Piauí do Campus Ministro Petrônio Portela no Departamento de Engenharia dos Materiais e tesoureira da ABQ-PI. Pertence ao corpo docente permanente do Curso de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais. Atua nas principais áreas:: mecanismos fotodegradação de corantes, polímeros, fármacos usando materiais a base de argilas.


Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4805147682740024


Luiz Santos Junior

Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Piauí (1978), Mestrado em Química, área de concentração Química Inorgânica pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e Doutorado em Ciências, área de concentração em Química Inorgânica pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: adsorção, filmes finos, cerâmica, pós cerâmicos, pigmentos cerâmicos, argilas, organofuncionalização de argilas, fotoluminescência, carvão ativado, biopolímeros naturais. Foi primeiro Diretor Científico da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Piauí ? FAPEPI, Chefe do Departamento de Química, Diretor do Centro de Ciências da Natureza ? CCN de 03/1997 a 12/2000, vice-reitor de 12/2000 a 11/2004 e Reitor de 11/2004 a 11/2012.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2957208849243913


Maria Rita Santos

Maria Rita De Morais Chaves Santos cursou Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Piauí (1979), fez mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e doutorado em Ciências também pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Piauí. Publicou 57 Artigos em periódicos especializados, 25 trabalhos completos publicados em anais de congressos, 29 resumos expandidos, 70 resumos em anais de eventos e participou da publicação de 02 capítulos de livros. Orientou 12 dissertações de Mestrado e co-orientou 2, orientou 28 Trabalhos de Iniciação Científica nas áreas de Química e Propriedade Intelectual. Participou/participa e coordenou/coordena diversos Projetos de Pesquisas na área de Química e de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo Tecnológico. Atua na área de Química com ênfase em físico-química inorgânica e na área de Propriedade Intelectual. Orienta alunos de mestrado e doutorado do programa de Ciências dos Materiais e doutorado em rede de Biotecnologia - RENORBIO ponto focal UFPI. Em suas atividades profissionais interagiu com 48 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da Produção Científica, Tecnológica e Artístico-Cultural são: adsorção, filmes finos, cerâmica, pós cerâmicos, propriedades ferroelétricas, dielétricas, fotoluminescência, babaçu, carvão ativado, uréias, argilas, coco babaçu, sílica e na área de Propriedade Intelectual, PI. Sub-coordenadora do FORTEC NE bienio 2014/2016, Sub-coordenadora da Câmara Técnica de Inovação e Biotecnologia da FAPEPI. Coordena o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFPI, Coordenação de Inovação Tecnológica - CITEC/UFPI e coordenou o Curso de Bacharelado em Ciências dos Materiais e o Programa de Pós-Graduação em Ciencia de Materiais. Bolsista de produtividade CNPq - PQ 2.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5914574036336024


Rafaela Santos

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2007) e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em Engenharia Mecânica Universidade do Minho - Portugal em (Co-Tutela) (2016). Possui experiência na área de materiais magnéticos, propriedades mecânicas, síntese e caracterização de materiais e atualmente desenvolve pesquisas relacionadas ao estudo de biomateriais para aplicações odontológicas.


Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5592223576640611

 

Renata Barbosa

 Engenheira de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Engenharia Química (ênfase em Materiais Não Metálicos) pela UFCG, e Doutora em Engenharia de Processos pela UFCG (ênfase em Desenvolvimento de Materiais). É Professora Adjunta IV do Curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Programa de Pós- Graduação em Ciência dos Materiais (UFPI). Trabalha na área de Compósitos, Nanocompósitos Poliméricos, Polímeros Biodegradáveis e argilas organofílicas. Possui vários trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, 3 capítulos de livros publicados, além da participação em congressos nacionais e internacionais na área de atuação. Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa 2/CNPq, consultor Ad Hoc do CNPq e de revistas especializadas na área de atuação.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4917843873626040


Tatianny Soares

Possui graduação em Engenharia de Materiais (2008/UFCG)), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais (2010/UFCG) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (2012/UFCG). Foi Professora do Curso de Engenharia de Produção do Centro de Tecnologia da UFPI na área de Controle e Gestão da Qualidade, no período de 2010 a 2012. Atualmente é Professora Adjunto II da Universidade Federal do Piauí do Curso de Engenharia de Materiais, Professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Materiais do Instituto Federal do Piauí e Membro Permanente da Pós Graduação em Ciência dos Materiais da Universidade Federal do Piauí. Desde 2004 participa de projetos de pesquisa voltados para o desenvolvimento de compósitos e nanocompósitos poliméricos, atuando principalmente em processamento e caracterização estrutural. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Polímeros.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7639530334177413


Valdeci Bosco

Possui graduação em Licenciatura plena em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2001), mestrado em Ciências de Materiais pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Interunidades em Ciência e Engenharia de Materiais - Universidade de São Paulo (2009), Pesquisadora DCR/CNPq em Núcleo de Ciência e Engenharia de Materiais - Universidade Federal de Sergipe (2010 - 2013), Pós Doutorado na Universitat Politècnica de Catalunya - BarcelonaTech (2013 - 2014). Professora do curso de Ciência dos Materiais da UFPI (2014-2015). Atualmente é professora do curso de Engenharia de Materiais da UFPI. Tem experiência na área de Física de Materiais e Ciência de Materiais, com ênfase em síntese, caracterização e propriedades químicas e físicas de materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrocerâmicas, síntese por reação do estado sólido e solução química, análise térmica, análise granulométrica, infravermelho, difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura e propriedades dielétricas.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0011700686113389

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.251 10/12/2019 19:32