A recategorização é um processo referencial capaz de construir e (re)construir os referentes dentro do texto, à medida que a atividade discursiva acontece. A partir de uma perspectiva cognitivo-discursiva defendida por Lima (2009), a recategorização não se concretiza somente no nível textual- discursivo, mas também nos aspectos cognitivos chegando extrapolar a materialidade do texto. Nesse viés, a presente pesquisa tem o objetivo de investigar a relação do fenômeno linguístico da recategorização e seus efeitos na construção de sentidos do referente surdo motivando o humor nas piadas de surdo sinalizadas em Libras. Parte-se da problemática de investigação de como o referente surdo é construído durante a piada sinalizada em Língua Brasileira de Sinais - Libras, e se o processo referencial da recategorização pode contribuir na construção do referente surdo em textos humorísticos (piadas de surdo). Diante disso, parte-se da hipótese que a construção de sentidos do referente surdo nas piadas em Libras pode ser engatilhada via processo de recategorização, e consequentemente, colabora para construir o discurso de humor surdo, através do artefato cultural visual do Povo Surdo, como também, acredita-se que o referente surdo poderá realizar-se não apenas no nível textual-discurso, mas pode ser (re)construído no âmbito da cognição. Nesse sentido, elege-se, nesta proposta de investigação, a concepção de recategorização proposta por Lima (2009), na qual esse processo é compreendido numa dimensão cognitivo- discursiva, avançando assim, para as estruturas do plano da cognição. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo descritiva a partir dos dados de investigação. A metodologia da pesquisa está sendo realizada por duas etapas metodológicas: a primeira, defi ne-se o método de coleta e seleção do corpus de investigação, composto por quatro (04) vídeos de piadas sinalizadas em Libras por sinalizantes surdos, retiradas dos canais no YouTube (plataforma digital de domínio público), que obedeceu aos critérios de coleta eleitos na investigação; asegunda etapa, trata-se dos procedimentos de análise do corpus a partir dos critérios estabelecidos nos objetivos da pesquisa. Acredita-se que os resultados desta pesquisa irão responder à hipótese ora eleita nesta investigação, bem como, contribuirá na valorização dos artefatos culturais visuais do Povo Surdo. E espera-se que, ao fi nal dessa investigação, a presente pesquisa, possa favorecer aos estudos da referenciação na Libras e/ou apontar caminhos ou lacunas sobre essa temática.