Esta pesquisa visa investigar e contrastar os valores e as crenças presentes nas arguições de dissertações acerca do mérito e da qualidade textual de dissertações das áreas de Direito e de Medicina. Para isso, lanço mão dos pressupostos e dispositivos analíticos vinculados aos estudos linguísticos de análise de gêneros textuais ligados ao Inglês para Fins Específicos, a chamada sociorretórica (Swales, 1990, 2004, 2016; Hyland, 2004, 2012, 2015, 2018), e à teoria da avaliatividade (Martin; White, 2005). Foram selecionadas 40 arguições virtuais de dissertações de mestrado (presentes em 20 defesas), ocorridas no Youtube em diversos programas de mestrado acadêmico do Brasil durante o período pandêmico da Covid-19, sendo 20 arguições da área de Direito e 20 arguições da área Medicina. A análise buscou (i) identificar e segmentar, baseado nas regularidades linguísticas e funcionais dos textos, os elogios, as críticas, as sugestões e os questionamentos; as atitudes avaliativas (afeto, julgamento e apreciação); e os tipos de comentários avaliativos das dissertações das arguições; e (ii) contrastar os dados das áreas de Direito e Medicina para desvelar similaridades e diferenças disciplinares. Nesta fase de qualificação, fiz uma análise-piloto de quatro arguições de Direito e quatro de Medicina. Observei uma tendência ao uso de atitudes apreciativas, o que revela a busca por uma voz mais técnica; uma tendência ao elogio e, portanto, a valorização do trabalho dos mestrandos e a combinação de comentários de natureza ilocucional distintas (elogio-crítica, elogio-sugestão-elogio etc.). Assim, parece que há um busca dos examinadores por construir um evento interativo e horizontalizado como uma maneira de construir um “conversa acadêmica produtiva” (Swales, 2004) e de proteção de face, seja de sua própria face ou da face dos alunos.