Esta pesquisa analisa as trajetórias de regularidades e mudanças no processo de construção do TCC em Libras por meio de vídeo-registro, no curso de Letras Libras da UFPI. Fundamenta-se na Teoria do Caos e da Complexidade (Morin, 2005; Larsen-Freeman, 2008; Paiva, 2019), nos Letramentos Acadêmicos (Lea; Street, 2006) e nos Estudos Retóricos de Gêneros (Miller, 2009; Bawarshi; Reiff, 2013), compreendendo o gênero TCC em Libras como um sistema dinâmico em constante adaptação. A metodologia é qualitativa, com base em entrevistas narrativas e análise comparativa de TCCs. Os resultados parciais apontam que o TCC em Libras ainda se encontra em processo de consolidação no curso de Letras Libras da UFPI e depende fortemente da estrutura do TCC escrito em português. Observa-se a presença de atratores. Ao mesmo tempo, emergem bifurcações que indicam mudanças. As análises revelam que o vídeo-registro em Libras tem promovido coadaptações entre práticas acadêmicas e culturais, contribuindo para uma maior inclusão e reconhecimento da Libras como língua de produção científica.