Esta pesquisa tem como propósito analisar o lugar da metalinguagem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no recorte temporal de 1998 a 2023, buscando compreender de que modo as questões de Linguagens mobilizam conceitos metalinguísticos na composição dos itens do Exame. À luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Historiografia Linguística, e, principalmente, amparado nas concepções de Ernst Frideryk Konrad Koerner (1939-2022), esta pesquisa mobilizará o princípio da Contextualização, a fim de compreender como as questões sociais, políticas, econômicas e culturais se relacionam com as práticas de ensino de língua e, consequentemente, com os instrumentos avaliativos em larga escala, e o princípio da Imanência (Koerner, 2014 [1996]), com o qual se busca realizar uma análise isenta e fidedigna dos objetos de estudo desta pesquisa, quais sejam, os itens da prova e os documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs – e Base Nacional Comum Curricular – BNCC). Além disso, utilizaremos algumas categorias de análise da Historiografia Linguística, dentre as quais, o argumento da influência, proposto por Koerner (2014 [1989]) e as noções de dimensão interna e externa, conforme Batista (2013). Partindo do princípio de que o ENEM, como política pública de avaliação em larga escala, atua como instrumento regulador de práticas pedagógicas, este estudo estabelece uma relação entre o Exame, os documentos oficiais que orientam o ensino de Língua Portuguesa e as práticas de ensino em sala de aula. Com o objetivo de extrair os dados primários desta pesquisa, os itens da prova de Linguagens do ENEM foram organizados e classificados em agrupamentos, definidos por critérios temáticos e conceituais, previamente estabelecidos, tencionando a identificação e a análise das questões que tratem sobre aspectos gramaticais da língua, com o intuito de verificar como a abordagem metalinguística se materializa na prova. Além disso, procedeu-se à análise das orientações oficiais propostas, tanto nos PCNs quanto na BNCC, a fim de observar, além das proposições para o ensino, movimentos de continuidades e descontinuidades (Koerner 2014 [1989]) das ideias contidas nesses documentos. Por último, com o objetivo de verificar a operacionalização do ensino de Língua Portuguesa em sala de aula, busca-se, por meio de estudos já realizados (livros, dissertações e teses), compreender como o ensino de língua tem se efetivado, de fato, em sala de aula. Os resultados provisórios apontam que a presença da metalinguagem no ENEM revela uma tendência de valorização da língua em funcionamento, em detrimento de abordagens que privilegiam a identificação e a classificação de termos e orações, evidenciando a influência das mudanças teóricas e políticas no campo da Linguística, incorporadas pelos documentos oficiais.